Uma senha sera enviada para seu e-mail

Comida no Japão: o que experimentar na sua viagem

A comida no Japão vai muito além do sushi. Para falar a verdade eu comi sushi apenas uma vez nos 16 dias que fiquei no país e provei uma variedade enorme de pratos que nem sabia que existiam.

Quem é de São Paulo como eu, onde vive a maior comunidade japonesa fora do Japão, já está acostumado com muitos pratos e sabores. Então foi bem tranquilo comer na terra do sol nascente.

Todas essas comidas que vou mostrar, experimentei em diversas cidades. Você pode ver o roteiro que fiz passando por 8 cidades japonesas.

Se você tem curiosidade sobre a comida no Japão ou está planejando uma viagem para lá e não sabe bem o que vai encontrar, vem comigo!

Café da manhã??

O meu maior desafio foi o café da manhã, que na verdade é uma refeição como o almoço ou a janta, com peixe ou carne assada, picles, gohan… Não que seja ruim. É bom, mas é diferente do que estamos acostumados comer pela manhã. Temos que reprogramar nosso cérebro assim bem rapidinho hehehe

comida-no-japao-cafe-da-manha

 

Muitos hotéis oferecem também a opção ocidental, pão, frios, cereais, iogurte… Mas diversas vezes o pão era esquisito também.

Leia também: Onde ficar em Tóquio – dicas de hotéis e hostels

Shabu-Shabu

Vou falar agora do prato que mais gostei – o shabu-shabu. Essa comida é cozida na mesa, numa boca elétrica. Na panela tem água com algas e os legumes, que já dão um sabor delicinha. Ai é só mergulhar a carne que vem em fatias bem finas (tipo carpaccio) na água e esperar uns segundos para cozinhar.

Na sequência passa a carne ou os legumes nos molhinhos. Vê que tem um pote com molho de gergelim e outro de vinagre? Nossa, muuuuuito gostoso. E super simples!

Depois comi isso na China também.comida-no-japao-shabu-shabu

Robatayaki

O Robatgayaki também é uma refeição que é preparada na mesa, mas desta vez na brasa. Vejam aqui nossa mesa com o carvão queimando e a grelha onde colocamos nossas escolhas de carnes e legumes.Comida-no-japao-robatayaki-restaurante
Basta posicionar tudo na grelha e esperar o churrasquinho ficar pronto. Acompanha gohan (arroz) e molhos também.Comida-no-japao-robatayaki

Leia também: Onde (e como) ver gueixas no Japão

Yakitori

Já que estamos falando de brasa e grelha, vamos falar de yakitori, que são espetinhos de frango. Eles podem ser feitos de várias partes do frango, na verdade, de TODAS as partes do frango. Então atenção na hora de pedir para não acabar comendo a cartilagem do bicho rs
Coraçãozinho tudo bem, né?

São servidos com uma variedade de molhos, normalmente picantes. Ou molho de wasabi.


Comida-no-japao-yakitori

Leia também: Maid café em Tokyo: estranhezas do japão

Teishoku

Eu já tinha me deparado com teishokus pelos restaurantes japoneses de São Paulo, mas não sabia exatamente o significado. Aprendi lá no Japão. O teishoku é uma refeição completa, composta de vários recipientes com alimentos diferentes. Em inglês seria um set meal.

Claro, comi teishoku várias vezes pois é ótimo para experimentar coisas diferentes e se tiver algo que você não gosta, ainda provavelmente terá várias outras coisas que você aprecia.

Comida-no-japao-teishoku

Okonomiyaki

Tem gente que diz que é uma panqueca, ou pizza ou omelete. Acho que nada disso representa. Não tem muito como explicar. Eu vejo como aquele X-tudo que gente coloca um pouco de tudo, sabe?

Okonomi significa o que você queryaki significa grelhado ou frito. Então seria o que você tá afins de comer na chapa. Ele é feito com uma massa de farinha e caldo de vegetais ou peixe, ovos, repolho e outros recheios ao seu gosto. Pode ser de vegetais ou de carne, polvo, lula, camarão, cogumelos, muuuuita cebolinha, cebola e até queijo. Eu disse que era um X-Tudo! Ainda rola uma decoração com maionese no fim.

Você escolhe os ingredientes, o cozinheiro mistura tudo e faz na chapa ali na sua frente. É gostoso demais e deixa saudades. No começo do post eu disse que o Shabu-Shabu era meu favorito??? Vixi, páreo difícil com o Okonomiyaki! Ah, eu comi em Hiroshima, onde é bem tradicional.

Comida-no-japao-okonomyaki

Esse okonomiyaki é do restaurante Asakusa Okonomiyaki Sometaro, em Tokyo.

Noodles e tempurá

Os dois são bem populares no Brasil. Não tem como não gostar de tempurá, que é comida empanada e frita. Os mais tradicionais são de legumes e camarão.

Os noodles podem ser servidos de várias maneiras, até em versão fria. Soba, udon, ramen, yakisoba… Bom provar todos! São uma opção rápida e gostosa, que não tem muito erro.

Comida-no-japao-tempura-noodles

Leia também: Minha estranha experiência em um banho público japonês

Comida no Japão: Fast food

Tem várias opções de fast food no Japão que não são caras, são gostosas e mais saudáveis que a fast food americana. Redes como Yoshinoya, Sukiya, Shirokiya, Wara-wra, Yoronotaki, Watami vão facilitar a sua vida.

Comida-no-japao-fast-food

Não fique preocupado em como escolher sua comida sem entender o idioma. Normalmente vai ter fotos no cardápio ou nas paredes para te ajudar. Dá uma olhada nesse cardápio:
Comida-no-japao-menu

Aproveita para ler nosso guia básico de japonês para sobreviver na viagem ao Japão

Muitos restaurantes tem uma máquina para fazer o pedido, assim quem manipula a comida não encosta no dinheiro. É preciso escolher e pagar na máquina e entregar o ticket para o cozinheiro. Na primeira vez que entrei em um lugar com uma dessas e sentei no balcão, alguém apontou a máquina para mim (Aê gringa, ninguém vai vir pegar seu pedido). Escolhi pelas fotos que estavam junto a cada botão com o preço e fiz aquela oração pro universo me ajudar a escolher a coisa certa.

Mais alguns pratos que comi no Japão para você babar:

Comida-no-japao

Mega saudável!

Comida-no-japao-carne

Essa carninha também preparada na mesa lentamente nesse fogareiro

Comida-no-japao-sashimi

Claro que teve sashimi também!

Esses peixinhos desidratados (iriko) foram servidos como tira gosto num bar que fomos. Além deles nos ofereceram também maçã com sal! Parece estranho, mas na verdade é bem gostoso!Comida-no-japao-iriko

Eu só pude experimentar tantas coisas diferentes pois meu guia cada dia nos levava em um lugar que tivesse possibilidades distintas, para que pudéssemos provar de tudo.

Que tal fazer um tour gastronômico por Tóquio para experimentar várias dessas comidas? Tem esse tour de 3 horas por Shibuya que inclui espetos, takoyaki de Osaka, okonomiyaki de Hiroshima, sushi, taiyaki (uma sobremesa japonesa) e muito mais. E ainda termina num mercado!  Clique aqui para saber mais sobre o tour  gastronômico por Shibuya.

Ou escolha no banner abaixo outras atividades legais!

Mais algumas considerações sobre a comida no Japão

Bem, tem outras opções para os mais aventureiros, caso você seja do tipo que come de tudo mesmo.

    • Natto: um feijão de soja fermentado gosmento e fedido.
    • Shirako: a bolsa escrotal de peixe.
    • Fugu: peixe (que na verdade é o baiacu) e pode até matar se não for bem preparado.
    • Ika ikizukuri: sashimi de lula viva, com chance de ainda estar se mexendo enquanto você mastiga!!!
    • Shiruo no odorigui: um prato com peixinhos chamados ice goby que se comem vivos.

Eca, vou parar por aqui pois já perdi o apetite. Eu estava na vibe mente aberta, mas esse tipo de iguaria preferi evitar. Assim como entranhas e carnes de animais fofos, como baleia ou tartaruga.

Frequentemente vinham cogumelos bem estranhos nos pratos. Particularmente eu tinha dificuldade de comer um preto, enorme e muito gelatinoso.

No Japão, sempre que você senta no restaurante eles já trazem um copo de água, que não é cobrado. Tem também uma toalhinha ou lencinho para limpar as mãos. O serviço costuma ser muito rápido e bom.

Não se deixa gorjeta no Japão. Gorjetas são consideradas ofensivas inclusive, como se fosse uma maneira de demonstrar que uma pessoa tem mais dinheiro.

Faltou no post os restaurantes com esteira onde as comidas ficam desfilando e é só pegar o que te agrada. É que acabei não comendo em nenhum deles…  🙁

Outra maneira de se alimentar é com os bentôs, as marmitas japonesas. É uma opção mais econômica para comer na rua. Tem nos supermercados, mercadinhos e lojas de conveniências.


Comida-no-japao-restaurantes

E você, tem alguma experiência legal com a comida no Japão para compartilhar com a gente? Experimentaria essas coisas estranhas? Conta para nós!

Onde ficar em Tóquio

Separamos abaixo 6 opções de hotéis e hostels muito bons em Tóquio, para que você possa planejar sua viagem. Tem hospedagem para diferentes estilos de viajantes e orçamentos:

 


E não deixe de ler nossos outros posts sobre o Japão, um  país no mínimo curioso!

– Roteiro da viagem para o Japão – 8 cidades em 16 dias

– Como é se hospedar em um tradicional Ryokan Japonês

– Maid café em Tokyo: estranhezas do japão

– Minha estranha experiência em um banho público japonês

– Internet no Japão: conectado com Wi-fi de bolso

– Onde ficar em Tóquio: dicas de hotéis e hostels

– Passeios inusitados e diferentes em Tóquio

– Onde ver gueixas no Japão


Comida-no-japao

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Chip de Viagem
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!