A password will be e-mailed to you.

Salar de Atacama, Lagunas Altiplânicas e Comunidade Socaire

Quando fomos fazer o passeio para as Lagunas Altiplânicas, iniciamos o dia no Chile bem cedo, com o sol ainda nascendo. Pegamos a van em direção ao Salar de Atacama e no caminho de 45 quilômetros passamos pelo vulcão Licancabur, que ao longo dos dias foi uma imagem sempre presente.

lagunas-altiplanicas-atacama-vulcao-licancabur

Vulcão Licancabur – Atacama – Chile

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Área muito bonita, com solo branco formado por sal. Um processo muito curioso explicado pelo guia é que o solo está vivo. Por baixo dos cristais de sais existem pequenos rios de água que molham a parte de baixo do sal. Então eles se movem para que as partes de baixo venham para cima e possam se secar e assim continuamente.

O solo está em constante movimento. Apesar de ali ter também a Laguna Chaxa (formada por água dos Andes) a atmosfera é muito seca. O guia nos contou que na região chove 1 vez a cada 5 anos!

Leia também: Dicas de 5 hostels bons e baratos em San Pedro de Atacama

Os sais de cristais que formam o solo - Atacama - Chile

Os sais de cristais que formam o solo – Atacama – Chile

A Laguna fica na Reserva Nacional Los Flamingos. Na laguna habitam centenas de flamingos de 3 tipos: o andino, o chileno e o James.

Os flamingos que habitam a laguna, hoje em quantidade bem menor.

Os flamingos que habitam a Laguna Chaxa, hoje em quantidade bem menor – Atacama – Chile


Água e Sal - Atacama - Chile

Água e sal – Atacama – Chile

Tem também um vulcão ali com ciclo de erupções anuais, mas não em forma de lava, mas como uma fumaça densa. Devido ao vento as cinzas se movem em direção ao lado argentino. Em 1993 a erupção foi muito forte e os ventos trouxeram as cinzas até São Paulo. O guia deu explicações e depois nos deixou com tempo livro para explorar, fotografar e filmar.

Mais tarde nos reunimos na sede do Parque onde finalmente tomamos o café da manhã servido pelo guia, com o tradicional creme de abacate com pão, que é muito gostoso.

Na estrada indo para as Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile

Na estrada indo para as Lagunas Altiplânicas – Atacama – Chile

Pegamos a estrada novamente. Todo o trajeto era muito bonito. Passamos por uns rochedos onde havia pessoas fazendo rapel.

lagunas-altiplanicas-atacama-deserto

Turma do rapel no Atacama – Chile

Chegamos às Lagunas Altiplânicas, visitamos primeiro a Laguna Miscanti. As cores do lugar são muito bonitas. No chão uma vegetação verde, as montanhas avermelhadas e a água entre o verde e o azul. Uma festa para os olhos.

Laguna Miscanti - Atacama - Chile

Laguna Miscanti – Atacama – Chile

A laguna tem 15 km2. No inverno a água congela toda. Aqui era possível ver veadinhos caminhando tranquilamente pelas margens da laguna.

lagunas-altiplanicas-atacama-llamas

A vida no deserto do Atacama é pacata…

Bem perto fica a Laguna Miñiques, nossa parada seguinte. Tem uma superfície bem menos que sua vizinha, com 1,5 km2 e é o mais importante local de reprodução do lado ocidental dos Andes.

Laguna Miñiques - Atacama - Chile

Laguna Miñiques – Atacama – Chile

Continuamos o passeio e paramos brevemente na Comunidade de Socaire, com uma charmosa igreja, uma casa construida de barro. Ali pudemos ver uma plantação de quinoa.

Comunidade Socaire - Atacama - Chile

Comunidade Socaire – Atacama – Chile

De volta a estrada iniciando o caminho de volta para San Pedro paramos num local onde haviam várias pequenas esculturas de pedras empilhadas. O guia nos explicou que as esculturas eram e ainda são usadas de duas maneiras: uma como parte de um rito religioso.

Entre as pedras eram colocadas folhas de coca, quinoa, milho, trigo para que Pacha Mama, a divindade máxima dos povos andinos lhes dessem o que foi colocado ali. Pacha mama é relacionada com a terra, a fertilidade, a mãe, o feminino. A outra maneira era como marcação de locais e indicação de caminhos para as pessoas que transitavam pelo deserto.

lagunas-altiplanicas-atacama-passeio-preco

Orientação e desejos para Pacha Mama – Atacama – Chile

Nesse mesmo ponto havia ainda uma estrutura usada para marcar direções e também as estações do ano. No solstício de verão o sol fica exatamente a pino, não formando sombra. Um dos braços indica o trópico de capricórnio. Outro indica o Caminho Inca. Antes de partir fizemos nossa escultura de pedras e deixamos nossos pedidos no deserto de Atacama.

Preço do passeio: $28.000 pesos chilenos, mais ou menos 145 reais.

lagunas-altiplanicas-atacama-passeio-tour

Atacama lindo!

Atacama: tão mágico, que voltei!

Gostei tanto de todos os passeios do Atacama a ponto de voltar para lá com a Gabi, em 2016. Refiz esse passeio das Lagunas Altiplânicas mas tivemos MUITO problema. Nessa segunda vez escolhemos a empresa Desert Adventure e deu tudo errado.

Logo no começo do passeio um pneu da nossa van estourou. O guia e motorista não tinham rádio, então um deles voltou andando 12km até a comunidade mais próxima para pedir ajuda. Ficamos 3 horas abandonados no deserto, embaixo de sol, foi super tenso. No fim acabamos fazendo apenas meio passeio, pois não daria mais tempo de fazer tudo.

Recentemente eles incluíram o trecho “Piedras Rojas” nesse passeio, mas como eu disse, não tivemos tempo de ir. Apesar do perrengue conseguimos dar boas risadas e ver mais paisagens lindas do Atacama. Assista ao vídeo abaixo para ver com detalhes essa aventura:

E mais algumas fotos do passeio às Lagunas Altiplânicas:

lagunas-altiplanicas-atacama-passeio-estrada

 

lagunas-altiplanicas-atacama-passeio-deserto

Caminho entre a laguna Miscanti e a Laguna Miñiques – Atacama – Chile

lagunas-altiplanicas-atacama-passeio-cactus

À sombra do cactus


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Lagunas-altiplanicas-atacama

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!