Catalão: curiosidades, dicas e como aprender a língua

Nós moramos em Barcelona, na Espanha, e aqui além do já conhecido espanhol há outra língua oficial: o catalão. Muita gente nos faz várias perguntas sobre o idioma, se é difícil, se é necessário saber falar para viver aqui e dicas para aprender. Resolvemos reunir tudo sobre catalão nesse post! :)

O catalão é uma língua românica da vertente ocidental e conta com duas variedades fundamentais: o catalão oriental e o ocidental, que apresentam diferenças léxicas, fonéticas e gramaticais. Tanto que na comunidade Valenciana é também chamado de Valenciano e nas Ilhas Baleares de Menorquí (na ilha de Menorca) e Mallorquí (na ilha de Mallorca).

Leia também: Guia completo da viagem para Barcelona – roteiro e dicas

Onde se fala catalão

  • Em Andorra, onde é o idioma oficial.
  • Em 3 comunidades autônomas espanholas onde é língua cooficial (Catalunha, Valência e Ilhas Baleares), e também em algumas localidades de Múrcia e Aragão.
  • Além disso é falada na cidade de Alguer na Sardenha (Itália)
  • E na Catalunha do Norte, que fica na França.

No total são 10 milhões de pessoas que falam o idioma. E existem mais 3 milhões de pessoas que entendem a língua, apesar de não falá-la fluentemente.

Pode parecer pouco, mas vamos comparar com outros idiomas falados na Europa e você vai ver que é mais representativa que outras línguas famosas. Veja na imagem abaixo.

idiomas na Europa

crédito gráfico: Institut Ramon Llull

Precisa falar catalão para morar em Barcelona?

Já recebemos essa pergunta dezenas de vezes aqui no blog e nas nossas redes sociais. E a resposta é: depende. Como a primeira língua oficial na Espanha é o espanhol (ou castelhano), esse é o idioma principal que você precisa saber para poder morar aqui, trabalhar e se virar sem passar perrengue.

Ou seja, se você ainda não fala nada de catalão, isso não é impeditivo para morar em Barcelona. Porém, um estrangeiro que fala catalão ou que está aprendendo verá muitas portas se abrirem.

Várias vagas de emprego em Barcelona e região, nos mais diversos setores, pedem o catalão. E mesmo que não peçam, na hora de concorrer com outro candidato o fato de ele falar catalão e você não costuma ser um critério de desempate.

Leia também: 12 dicas para conseguir um emprego na Espanha

Além disso, na grande maioria das lojas, supermercados, farmácias e padarias tudo está escrito em catalão. Os moradores nativos, no dia a dia, conversam entre si em catalão quase sempre. Se alguém falar com você em catalão e você responder em espanhol, automaticamente irão trocar de idioma para se comunicar com você, fique tranquilo.

Mas se você, mesmo sendo estrangeiro, mostrar que está aprendendo a falar catalão, você irá ganhar o coração dos locais – e isso é importante quando moramos fora, para poder fazer amigos.

Além disso, tem uma questão que vai além da necessidade. Na nossa opinião, quando você escolhe morar em outro país, aprender a(s) língua(s) faladas no local é um ato de respeito e também a melhor maneira de se integrar e fazer parte dessa cultura.

É difícil aprender catalão?

De novo, depende. Algumas pessoas têm facilidade para aprender novos idiomas e outras têm mais dificuldade. Mas por ser uma língua românica, que tem a mesma origem que o espanhol, francês, italiano e nosso português, temos vantagem na hora de aprender catalão.

Com certeza é mais fácil do que aprender alemão, por exemplo. Mas é importante se dedicar, já que é uma língua que a maioria das pessoas estrangeiras nunca tiveram contato antes de vir para a Catalunha pela primeira vez.

Leia também: Onde ficar em Barcelona – melhores bairros e dicas de hotéis

Onde aprender catalão

Se você mora aqui na Catalunha, tem uma enorme vantagem para aprender catalão. O CONSORCI PER A LA NORMALITZACIÓ LINGÜÍSTICA é um projeto do governo local para incentivar estrangeiros e espanhóis de outras regiões a aprender o catalão.

Por isso, oferecem cursos presenciais muito bons por preços baixíssimos. Os 3 níveis básicos são gratuitos, você só precisa comprar o livro de cada nível que custa entre 10€ e 15€.

Os níveis seguintes (elemental, avançado e fluência) não são gratuitos, mas ainda assim têm preços acessíveis se comparados a outros cursos de línguas. Há diversos locais de aula na cidade de Barcelona, e também em outras cidades da Catalunha.

A dica é que você entre no site do CPNL e veja quais são as opções mais próximas de você. Fique esperto nas datas para se matricular, porque as vagas são preenchidas rapidamente, especialmente para os cursos básicos.

Eles também oferecem uma série de atividades para integração com os locais e para prática, como visitas guiadas à museus, grupos de discussão, workshops de culinária e muitas outras atividades. Nós participamos de algumas, entre elas um workshop para fazer panellets, um docinho tradicional aqui. Aprenda a fazer os panellets nesse post.

Uma opção online bem legal para aprender catalão é o site parla.cat. Lá você pode escolher entre estudar sozinho com a modalidade livre (grátis) ou com um professor com a modalidade tutoria (paga).

Leia também: Como funciona o vestibular na Espanha: dicas para passar na Selectividad

Séries em catalão

Além de fazer aulas formais, para estudar gramática e conversação, achamos que a melhor maneira de treinar o ouvido e pegar fluência de palavras informais é assistindo a filmes ou séries e ouvindo músicas em catalão. Isso nos ajudou muito e abaixo damos as dicas!

Merlí

Essa é uma das séries catalãs mais famosas dos últimos tempos. Como está disponível no Netflix, foi uma sensação no Brasil e toda América Latina. A série gira em torno do professor de filosofia Merlí e seus alunos do colegial.

Apesar de tratar de conflitos adolescentes, o roteiro da série é muito bem feito, os personagens são complexos e por isso é muito interessante para o público adulto.

Plats Bruts (Pratos Sujos)

Essa série é um clássico, equivalente à série  “Friends” e é muito popular aqui. Mostra o dia a dia de dois colegas de apartamento muito diferentes entre si. Uma verdadeira sitcom que parece nunca ficar ultrapassada. Você pode ver no youtube.

Cites (Encontros)

Essa série é uma adaptação da britânica Dates, e é inspirada no universo dos encontros à cegas que acontecem por causa de sites e aplicativos de relacionamento. Cada capítulo mostra o encontro de 2 casais, com toques de humor. Está disponível na Amazon Prime Video e no canal Youtube da TV3.

Benvinguts a la Família (Bem-vindos à Família)

Essa série de ficção é uma comédia que tem como tema central um despejo. Isso mesmo, a protagonista Angela e sua família foram despejadas e por isso tem que pedir ajuda ao seu pai, com quem não falavam há 20 anos. Está disponível no Netflix.

Nit i Dia (Noite e Dia)

Se você curte séries policiais, forenses e mistério, então essa será a melhor escolha. Nit i Dia é inspirada na americana CSI. A protagonista Clara é médica forense e está tentando engravidar de seu marido, mas no mesmo dia em que ela começaria um tratamento de fertilidade acaba dormindo com um ex namorado.

A história pessoal dela vai se desenvolvendo ao mesmo tempo que sua equipe está atrás de um assassino em série que persegue mulheres em Barcelona. Disponível no Amazon Prime Vídeo e no canal Youtube da TV3.

Leia também: O lado B de morar fora – nem tudo são flores

Se eu não tivesse te conhecido (Si no t’hagués conegut)

Eduard, casado e pai de dois filhos perde a sua família num trágico acidente. Ele viaja para um universo paralelo para tentar mudar o destino de sua mulher. Você pode assistir na Netflix.

Jet Lag

Essa série é mais antiguinha, do começo dos anos 90. Mas no YouTube tem uma playlist com os 81 episódios. O único problema é que não tem legenda. Mas se você já estiver entendo o idioma, dá para assistir.

Jet Lag mostra vida cotidiana de cinco mulheres em torno dos 30 anos. É uma série feminina e bem humorada em torno da vida das protagonistas Sílvia, Carla, Esther, Diana e Mariona.
Acesse a playlist completa de Jet Lag

Música em catalão

Nós amamos música e estamos sempre tentando descobrir artistas catalães novos para manter o ouvido bem treinado. Abaixo deixamos uma lista das bandas mais conhecidas e no fim, o link para algumas playlists do Spotify bem legais.

  • Txarango
  • Els Amics de les Arts
  • Manel
  • Pau Vallvé
  • Xavi Sarrià
  • Sopa de Cabra
  • Ferran Palau
  • Joan Dausà
  • Gossos
  • 31 FAM
  • P.A.W.N. Group

Playlists no Spotify

O melhor da música Catalã

Rock Catalão

Música urbana em catalão (Rap, Trap, Reaggetton)

Tem mais dúvidas ou dicas sobre catalão? Deixe nos comentários! :)


Leia todos os posts da Categoria Completa: Espanha

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

aprender catalão

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo