Visita à Casa de Anne Frank em Amsterdam

A casa de Anne Frank é uma das atrações mais procuradas de Amsterdam, mas é uma visita densa e triste,  que mostra o absurdo que tantos judeus viveram durante o holocausto.

Esta casa/museu de Anne Frank era na verdade o escritório onde trabalhava o pai de Anne. Ali eles se esconderam quando a Holanda foi invadida pelos nazistas. Antes a  família morava em outra casa, também em Amsterdam, mas essa não está aberta pra visitação.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Holanda.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Antes de mais nada, prepare-se. A fila para entrar é enorme. Nós fomos em alta temporada e ficamos de cara com o tamanho da fila. Dava voltas e mais voltas pelas ruas adjacentes à casa da Anne Frank.

O tempo médio na fila era de 2 horas. Por isso a gente aconselha fortemente todo mundo a entrar nesse link do site oficial do museu para ingressos e comprar as entradas antes. Você vai pra uma fila separada só pra entrar, bem mais curta.

A visita completa na Casa de Anne Frank leva mais ou menos 1 hora. A casa em si não é muito grande, mas como a  visita é em esquema de fila indiana acaba demorando um pouco entre os cômodos. Mesmo assim, vale a pena.

Casa-de-Anne-frank-em-amsterdam-museu

O esconderijo da família de Anne Frank, em Amsterdam. Photo collection Anne Frank House, Amsterdam. Photo: Cris Toala Olivares

Lá dentro você vai ver tanto a casa dos refugiados, os cômodos, reconstruções e etc, quanto vídeos e depoimentos de diversas pessoas sobre a história de Anne Frank ou do holocausto.

Pelas paredes da casa existem vários textos do próprio Diário de Anne Frank, sempre relacionados a um dos cômodos ou alguma peculiaridade do cotidiano daquela família que vivia escondida.

A parte da frente da casa, do outro lado do esconderijo não tem nenhum móvel ou decoração, por pedido do pai de Anne Frank. Por isso existem maquetes que mostram como seriam os cômodos mobiliados na época.

Casa-de-Anne-frank-em-amsterdam-exposicao

Maquete reconstruindo a parte interna da casa, decorada. Photo collection Anne Frank House, Amsterdam. Photo: Cris Toala Olivares

No esconderijo viveram 7 pessoas. Eles não podiam abrir as cortinas e janelas, qualquer barulho poderia denunciar a presença da família ali – imagine viver com medo o tempo todo e nem poder dar a descarga. Para entrar nesse esconderijo era preciso passar por uma “passagem secreta” atrás de uma estante de livros. Essa estante e a passagem estão lá no museu pra você dar uma olhada.

Casa-de-Anne-frank-em-amsterdam-porta

A estante que esconde a passagem secreta. Photo collection Anne Frank House, Amsterdam. Photo: Cris Toala Olivares

Quando a família foi descoberta pelos alemães e tirados dali, todos foram mandados para campos de concentração e apenas o pai de Anne sobreviveu. Depois da guerra ele descobriu o antigo diário de sua filha e ficou espantado com a escrita e sua capacidade de reflexão.

Ela queria ser uma escritora famosa, e ele fez de tudo para publicar o livro.  No fim das contas, ela se tornou uma escritora muito famosa mas não pode ver em vida o seu sucesso.

Ao fim  do passeio você poderá ver fragmentos do Diário original. O Diário de Anne Frank é um dos livros mais famosos e importantes sobre o holocausto e retrata esse momento histórico pelos olhos dessa menina que era tão jovem, crítica e corajosa. É o livro holandês mais traduzido do mundo: já foi traduzido para mais de 70 línguas e lançado em mais de 60 países.

Se você tiver interesse na história de Anne Frank e na vida na época da guerra, faça também este tour guiado de 2 horas visitando lugares importantes e ouvindo histórias dessa época difícil.

Casa-de-Anne-frank-em-amsterdam-diario

O Diário de Anne Frank. Photo collection Anne Frank House, Amsterdam. Photo: Cris Toala Olivares

Esse é um passeio que, normalmente, toca demais os visitantes. Você pode ler a experiência da Analuiza Carvalho que, como nós, viveu um momento de reflexão dentro da casa: Relato do blog Espiando pelo mundo sobre a Casa da Anne Frank.


Casa de Anne Frank em Amsterdam – Informações práticas

Site oficial em português: http://www.annefrank.org/pt/

Horários: De abril a outubro – das 09h00 às 21h00 | De novembro a março das 09h00 às 19h00

Preços: Adultos: €9.00 | 10 a 17 anos: €4.50 | 0 a 9 anos: grátis

Endereço: Canal Prinsengracht, nºs 263-267, centro de Amsterdam – Holanda

Agradecemos à Anne Frank Haus por terem nos recebido.

Qual moeda levar para Amsterdam

Na Holanda, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.


Leia nossos outros posts sobre Amsterdam:

– O que fazer em Amsterdam – roteiro e dicas

– 5 hostels bons e baratos em Amsterdam

– O que comer em Amsterdam

– Os melhores museus de Amsterdam

– Vale a pena comprar o I Amsterdam City Card?

– Dicas para alugar uma bicicleta em Amsterdam

– Viagem de 15 dias por Luxemburgo, Bélgica e Holanda: roteiro completo


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Casa-de-Anne-frank-em-amsterdam-pin