Passeio a Cajon del Maipo e Embalse el Yeso – Chile

A primeira vez que vimos uma foto do Cajon del Maipo, no Chile, com seu lago verde intenso, os Andes ao fundo e picnic com vinho, imediatamente decidimos que queríamos essa experiência! E assim que marcamos nossa viagem para o Chile incluímos esse lugar lindo no roteiro.

Quer ver como é impossível não se apaixonar por Cajon del Maipo? Veja o vídeo!

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Como visitar Cajón del Maipo

É possível visitar o lugar com um tour guiado ou ir de carro como nossos amigos do Coisos On The Go fizeram. Veja o post deles aqui.

Nós optamos ir num passeio com a empresa Ando Andes e gostamos bastante. Esse tour custava CLP$65.000 ou US$ 100 e inclui transporte, guia bilíngue e almoço com vinho.

Nesse link aqui você pode reservar um passeio bem parecido com o que fizemos com a AndoAndes. E fique tranquilo! É possível cancelar com até 9 horas de antecedência e receber o reembolso completo  :)

A van da AndoAndes nos buscou às 8h no hotel em Santiago e junto com um grupo de turistas seguimos para o Cajon Del Maipo. O trânsito em Santiago é sempre complicado e a saída da cidade demorou um pouco… Mas tudo bem, nosso guia Gonzalo foi nos passando informações enquanto isso.

Quando saímos do caos da cidade e começamos a subir as montanhas o visual logo ficou lindo. A natureza ali é uma beleza. Acompanhamos o rio Mapocho em vários trechos.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-rio-mapocho

O rio Mapocho passa pelo Cajon del Maipo e chega depois à Santiago.

A primeira parada foi no túnel Tinoco. Esse túnel foi construído em 1910 para passar o trem e depois foi desativado. As pessoas gostam de caminhar pelos seus 600 metros na escuridão completa. E foi uma experiência e tanto.

Entramos no túnel. O chão é de pedras de tamanhos diferentes e faz um pouco de frio. Os primeiros metros foram tranquilos, mas a luz foi acabando conforme avançamos até que estávamos no breu completo. Só seguíamos a voz do guia. De vez em quando tropeçávamos numa pedra maiorzinha. Não chega a dar medo, mas é estranho caminhar sem ver nadinha.

Finalmente começou a aparecer a luz no fim do túnel, literalmente rs    Que alívio! Quando chegamos próximo da saída o guia se ofereceu para tirar fotos das nossas silhuetas no contra-luz que ficaram super legais.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-tunel

Existe luz no fim do túnel…e muito amor!

Na saída do túnel tem um memorial para Willy, um jovem estudante chileno que se matou com um tiro dentro do túnel nos anos 90 e acabou virando um símbolo, quase um santo. As pessoas vão até esse memorial fazer pedidos para ele ou agradecer e deixam todo tipo de coisa para ele. Super curioso.

Seguimos subindo as montanhas. A paisagem só ficava melhor. Fizemos outra paradinha para fotos nesse ponto que tem uma vista linda:

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-passeio

Parada estratégica para foto.

Um pouco adiante paramos para tirar foto do glaciar São Francisco, que não derrete nunca (tem outro tour que faz o hiking até lá). Nessa área onde paramos ficam construções abandonadas em forma de iglu que serviam de abrigo para os trabalhadores que construíram a represa.

E então finalmente chegamos ao Embalse El Yeso, a linda represa de cor azul/verde (dependendo da luz) e que fica em meio aos Andes. O visual é maravilhoso. Ainda tinha um pouco de neve no topo, compondo uma imagem ainda mais perfeita. Apesar da altitude, estava sol e não fazia frio.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-vista

Para ficar de queixo caído com o Embase El Yeso

Fomos caminhando ao longo da represa, buscando ângulos diferentes e todos eram incríveis. Que baita lugar bonito! A cor da água é assim tão viva devido aos minerais que estão no fundo da represa, incluindo o gesso, que dá nome ao lugar: El Yeso. É possível encontrar muitas pedras de gesso pelo chão.

A represa é super importante pois abastece a cidade de Santiago com água fresca. Por isso é importante preservar o lugar e não deixar nenhum lixo que possa contaminar a água. Nosso guia tomava muito cuidado para que não deixássemos nenhum papelzinho por ali.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-tour

De qualquer ângulo o Cajon del Maipo é uma lindeza.

Fomos mais para o fundo onde sentamos para comer nossos sanduíches. Eles estão incluídos no passeio e estavam bem gostosos. Eram de peito de frango com salada e um molho de mostarda delícia.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-comida-vinho

Depois do sanduíche ainda tem picnic.

Enquanto isso nosso guia voltou para o outro lado para preparar nosso picnic. Quando chegamos um pouco depois, a mesa já estava pronta com queijos, azeitonas chilenas, nozes e um gostoso vinho chileno. Comemos e bebemos com aquela paisagem estupenda diante de nós.

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-dicas

Apenas nos sentindo phynas!

A esta altura a maior parte dos grupos já tinham ido embora e pudemos aproveitar o lugar mais tranquilamente.

Assim que terminamos de comer e beber, tomamos o caminho de volta para Santiago. Mas definitivamente nos apaixonamos pelo Cajon del Maipo. Quem sabe não voltamos um dia para ver todinho coberto de neve?

A AndoAndes também faz outros tours pela região como o passeio ao Glaciar San Francisco & El Morado Monumento Natural

Onde ficar em Santiago

Se você está planejando o passeio para Cajón del Maipo com certeza sairá de Santiago. É muito importante escolher uma boa hospedagem na cidade. Abaixo selecionamos algumas opções de hotel e hostels muito boas, para todos os gostos e bolsos:

E você pode conferir as promoções da semana do Booking.com em Santiago no banner abaixo:


Booking.com


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

cajon-del-maipo-embase-el-yeso-chile-pinterest