Uma senha sera enviada para seu e-mail

Passeio em Santa Teresa e Lagoa Rodrigo de Freitas

No nosso primeiro dia no Rio de Janeiro, fomos visitar dois pontos turísticos tradicionais da cidade maravilhosa: o bairro de Santa Teresa e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Santa Teresa

Para chegar em Santa Teresa, que fica no Centro, é preciso subir um morro. Dá pra fazer isso de ônibus, carro ou a pé. Existem vários acessos para subir lá ao longo da cidade do Rio de Janeiro: Laranjeiras, Lapa, Cosme Velho… Fomos a pé, subindo um escadão pela Travessa Cassiano, no bairro da Glória.

Santa Teresa é um bairro gracioso, com vielinhas e diversas construções da época colonial – algumas bem conservadas e outras nem tanto.

Mesmo com o tempo fechado, a vista da Casa das Ruínas é linda!

Mesmo com o tempo fechado, a vista da Casa das Ruínas é linda!

Nos muros das ruas, podemos ver muitos grafites e pixos coloridos. Em Santa Teresa existia o tradicional passeio de bondinho. Infelizmente não conseguimos fazê-lo, pois os trilhos estavam em manutenção. Por lá fomos visitar o Centro Cultural Casa das Ruínas.

É uma antiga mansão, em ruínas, que serve de centro cultural, mas nem sempre tem programação rolando – hoje mesmo não tinha. Mesmo assim, a casa é linda e a vista de lá de cima também. Pena que hoje o dia estava encoberto.

Bairro de Santa Teresa - Rio de Janeiro

Bairro de Santa Teresa – Rio de Janeiro

Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Tereza

Telefone: (21) 2215-0621 2224-3922

pruinas@pcrj.rj.gov.br

Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

Andando mais um pouco, você chega na Chácara do Céu – Museus de Castro Maya. Nos indicaram altamente visitar, mas estava fechado hoje, por ser dia de eleição.

Santa Teresa também é conhecido por ser um bairro boêmio. Ao longo das vielas existem diversos botecos.

Após andar por ali, descemos a mesma ladeira (Travessa Cassiano) e pegamos, na Glória, o ônibus para o Jardim Botânico (linhas 409 ou 410). Descemos em um ponto próximo ao Parque Lage e caminhamos até a lagoa.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela tem mais de 7 quilômetros de diâmetro. Ao seu redor há uma faixa mista de pedestres e ciclistas. Por ali se vê muita gente correndo e fazendo exercício, andando de patins e skate, bike… O clima é bem gostoso.

Ao longo de toda a extensão da lagoa existem diversos espaços de lazer, tais quais parquinhos de diversão, pistas de patins, heliporto de onde saem vôos panorâmicos pelo Rio, restaurantes… Almoçamos em um restaurente árabe bem gostoso, de preços medianos, chamado “Arab da Lagoa”. Pela lagoa, existem passeios de pedalinho.

Por ali tem muita família, crianças, pessoas passeando com seus animais… Um clima de lazer muito tranquilo e bom.

O pedalinho do cisne negro, na Lagoa Rodrigo de Freitas

O pedalinho do cisne negro, na Lagoa Rodrigo de Freitas

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!