Passeio de 1 dia pela Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá fica na baía de Guanabara e é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Sem carros, vive em uma atmosfera pacata e visitá-la é como viajar no tempo. O negócio por lá é andar de charrete, de bicicleta e a pé.

Como não é grande, a tarefa não é difícil – são 1,2 quilômetros quadrado de área e 8 quilômetros de perímetro. A ilha tem uma história interessante: antes mesmo da fundação do Rio de Janeiro, foi ocupada pelos franceses. Servia de celeiro de alimentos, foi refúgio de Dom João VI e abrigou José Bonifácio.

Ilha-de-Paqueta-RJ

A Estrangeira Fabia na sua primeira visita à Ilha

Como chegar na Ilha de Paquetá

Para chegar lá o único meio é a barca (balsa) que sai da Praça XV de Novembro, no centro do Rio. O metrô mais próximo é o Carioca. Para ir de ônibus existem várias linhas que passam por ali, depende de qual bairro você está vindo. O valor da passagem da barca é R$5,90 cada trecho.

Se você tiver um Bilhete Único do Rio, o preço de cada trecho fica mais barato. Existem barcas indo pra lá a cada 1h30, mas é legal checar no site da CCR Barcas antes de ir, pois os horários podem variar. O trajeto leva 70 minutos.

Ilha-de-Paqueta-RJ-chegada

Chegando de balsa em Paquetá

Percorrendo a Ilha de Paquetá de bike

Chegando na Ilha de Paquetá, você vai desembarcar numa vila fofa onde as bicicletas e as charretes reinam. Bem na saída do deque já vai ter um monte de gente oferecendo pra te levar. A nossa dica é alugar uma bicicleta ali na rua principal mesmo e dar uma volta na Ilha pedalando.

O aluguel da bike é em média R$ 5,00 por hora, mas a gente ficou umas 2 horas e eles cobraram só a primeira hora mesmo :)  Pra ver a Ilha de Paquetá toda, parando em lugares importantes, você faz em 2 horas.

paqueta bike

Estrangeira Gabi e sua bicicleta (alugada) na Ilha de Paquetá

As praias da Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá conta com 12 praias:

  • Praia dos Tamoios
  • Praia do Catimbau
  • Praia do Lameirão (Praia das Águas)
  • Praia da Covanca
  • Praia Pintor Castagneto (Praia dos Coqueiros)
  • Praia de São Roque
  • Praia da Moreninha (Praia Dr. Aristão)
  • Praia Manuel Luís (Praia dos Frades)
  • Praia da Imbuca, Iracema e Moema
  • Praia da Mesbla
  • Praia Grossa
  • Praia José Bonifácio (Praia da Guarda)

A nossa favorita foi a Praia da Moreninha. Na areia tem umas árvores bonitas que fazem sombra. Ao fim da praia, você chega na Pedra da Moreninha, que é uma pedrona que tem acesso e ponte para subir e ver a vista ali de cima.

paqueta moreninha

Praia da Moreninha – Ilha de Paquetá

Em outra parte da Ilha de Paquetá existe um parque muito bonito, que é aberto à visitação e gratuito. Para entrar nele você tem que deixar a bike fora em um dos estacionamentos de bike que tem por ali – as pessoas deixam sem cadeado mesmo, parece seguro.

paqueta parque

Lindo parque na Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro

Outro lugar imperdível de visitar em Paquetá é a Casa das Artes, um centro cultural local que desenvolve programas artísticos com jovens da Ilha e tem até uma orquestra local.

Ali acontecem aulas, exposições e tem um café/restaurante muito charmoso também. Observe a arquitetura da casa, toda trabalhada nos ladrilhos coloridos e formas orgânicas diferentes (lembram as casas do  Gaudí em Barcelona).

paqueta casa artes 1

Casa das Artes – Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá toda é bem sinalizada com placas, então é tranquilo de sair com a bicicleta e ir se localizando por cada um dos lugares que deseja visitar.

Na nossa viagem, infelizmente não conseguimos entrar no mar, pois estava acontecendo um surto de morte de sardinhas, e as praias estavam cheias de peixe morto :(

Mas isso é incomum e raro, já estava durando uns 15 dias e ninguém sabia explicar. De qualquer maneira, o passeio pela Ilha é agradável, mesmo sem mergulhar.Ilha-de-Paqueta

Comer e beber

Para comer e beber em Paquetá você tem a opção de diversos restaurantes pequenos e padarias, todos ficam na entrada principal da Ilha, perto do porto das barcas. A nossa dica é o sorvete de massa do Mercado e Padaria Careca’s. É bem gostoso.

paqueta 2

Deck charmoso na Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro

Onde ficar na Ilha de Paquetá

Muita gente prefere dormir pelo menos um dia na Ilha, para aproveitar tudo com mais calma e desconectar. Veja abaixo algumas dicas de bons hotéis e hostels por lá:

Leia todos os nossos posts sobre o Rio de Janeiro


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Ilha de Paquetá

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo