A password will be e-mailed to you.
Tn0V7WXk-hE

Visita ao Bondinho do Pão de Açúcar e Urca – Rio de Janeiro

Visitar o Bondinho do Pão de Açúcar é um daqueles passeios no Rio de Janeiro que não dá para perder. O preço é meio salgado (R$ 85,00 a inteira), mas é tão lindo que vale cada centavo investido. Para chegar ali por transporte público, basta pegar qualquer ônibus que vá para a Urca (a linha 107 é uma delas). Você já desce bem pertinho da estação dos bondinhos.

Na frente da estação, existe a Praia Vermelha, uma praia pequena e pacata, muito fofa. Demos uma passada por lá antes de subir no Pão de Açúcar. Em seus arredores existe uma estátua de Chopin e o Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, bem bonitos.

Como é a visita ao famoso bondinho

A estação dos bondinhos estava bem tranquila, não tinha muita gente e não enfrentamos fila – mas isso porque fizemos a visita em uma segunda-feira do meio de outubro. Ao que parece, em fins de semana, feriados ou alta temporada as filas podem ser quilométricas, com horas de espera.

Exatamente porque não estava super lotado, o tempo que ficamos lá em cima foi deixado por nossa conta, o que é ótimo, mas nesses dias de lotação o máximo permitido é de 2 horas.

A subida de bondinho do Pão de Açúcar é divida em duas partes. Na primeira, você sobe até o Morro da Urca. A subida leva menos de 3 minutos. Dali a vista já é lindíssima! Dá pra ver a praia da Urca e o Corcovado lá do outro lado das montanhas.

Fomos sortudas de cobrir o aniversário de 102 anos do bondinho! Por isso, estava rolando uma festa ali mesmo no Morro da Urca. Foi distribuído um bolo muito gostoso 🙂 . O primeiro bondinho é de 1912! Desde então já houve dois modelos do bonde, até o atual que é bem moderno e seguro – não precisa ter medo! Aliás, no próprio Morro da Urca estão expostos dois bondinhos dos modelos anteriores.

bondinho-pao-de-acucar-rio-de-janeiro-tour

O primeiro modelo do Bondinho do Pão de Açúcar

Ainda nessa primeira fase da subida você tem acesso a uma praça de alimentação e ao Caminho Verde (Green Path), que é um corredorzinho na parte lateral do Morro, entre a vegetação local.

É um caminho fresco e agradável. Estava bem vazio pois as pessoas estavam bastante ansiosas para subir a segunda parte e acabaram não vendo o Caminho Verde. É rapidinho de percorrer e vale a pena.

bondinho-pao-de-acucar-rio-de-janeiro-floresta

Natureza e beleza no Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

No Morro da Urca também existe um heliporto – lá são oferecidos diversos pacotes de voos panorâmico pelo Rio de Janeiro. Outra atração nessa parte do passeio é o Cocuruto, um espaço expositivo com vídeos da história do bonde e objetos e engrenagens antigas.

Na segunda subida você vai efetivamente até o Pão de Açúcar, que é o morro mais alto. Novamente, uma subida de menos de 3 minutos. Dali a vista é de tirar o fôlego. Mesmo, não é exagero. Dá pra ver a praia de Copacabana, a praia da Urca e toda a Orla que vai de Botafogo à enseada da Glória.

Também dá pra ver a imensa Ponte Rio-Niterói inteira. O Cristo Redentor enfrenta você lá do outro lado, das alturas. As fotos tiradas ali ficam todas lindas, mesmo as feitas com um celular velhinho. Se você der sorte de pegar um dia com céu claro e sol, como nós, terá uma experiência marcante.

bondinho-pao-de-acucar-rio-de-janeiro-orla

E essa vista da orla do Rio de Janeiro?!!

Ali pelo Pão de Açúcar também existe uma área grande para circular, com trilhas na mata ao redor. Vimos saguis e um lagarto grandão, além de uma flora diversa. Praça de Alimentação e sanitários também são encontrados por lá. Os sanitários são gratuitos e dá pra encontrar bebedores pra reabastecer as garrafinhas de água – tudo o que é vendido por ali tem um preço salgado.

bondinho-pao-de-acucar-rio-de-janeiro-aniversario

O blog Estrangeira cobriu a festa de aniversário de 102 anos do Bondinho do Pão de Açúcar.

A descida é feita nas mesmas duas etapas. Junto conosco nesse passeio havia uma boa quantidade de gringos, falando as mais diversas línguas, mas também muitos brasileiros com sotaques do país todo.

Confira preços, programações e todas as informações no site oficial do Bondinho do Pão de Açúcar: http://www.bondinho.com.br

bondinho-pao-de-acucar-rio-de-janeiro-informacoes

Bairro da Urca

Ao terminar o passeio de bondinho, fomos caminhar pelo bairro da Urca. É um bairro muito residencial e um pouco isolado do fervo da cidade. Uma coisa que nos chamou a atenção é o fato de haver por ali quartéis e escolas militares.

Numa caminhada de 20 minutos até o fim da orla da praia da Urca, chegamos no famoso Bar Urca (mais conhecido como Bar da Mureta, pois as pessoas ficam tomando cerveja na mureta da praia). Almoçamos ali, na parte superior que é o restaurante.

A comida estava muito gostosa – peixe grelhado com legumes e arroz. O preço é razoável, já que o prato pra duas pessoas é muito bem servido – comemos bem e ainda trouxemos para a janta. Os garçons são muito simpáticos e o serviço é rápido (algo que não é uma regra no Rio de Janeiro e pode irritar os paulistanos apressados, rs).

Bem na frente do restaurante é o ponto final/inicial dos ônibus que passam pela Urca, então é bem fácil de pegar uma condução pro seu próximo destino.

Bar Urca: Rua Cândido Gaffrée, 205 – loja e sobreloja – Urca

Tel. para reservas: (21) 2295-8744

www.barurca.com.br


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

bondinho-pao-de-acucar

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!