Feira Kantuta – São Paulo

Todo domingo acontece em São Paulo a Feira Kantuta, uma feira boliviana tradicional onde são vendidos pratos e produtos do país, além de reunir a comunidade boliviana em um clima fraternal e de festa. Em alguns domingos especiais existem apresentações de danças tradicionais, competições entre equipes de futebol, desfiles de moda e outras manifestações culturais.

Os imigrantes usam o espaço para se encontrar e matar um pouco a saudade de casa. Nós, brasileiros, somos muito bem vindos à feira e é uma experiência muito legal para quem está em São Paulo.

Eu e a Fabia já estávamos querendo ir faz tempo e agora finalmente fomos conhecer. Fomos de carro e foi fácil de estacionar em uma rua próxima. A Feira Kantuta acontece na Praça Kantuta, e se você colocar a praça no GPS já chega lá. Mas um endereço de referência é Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé – São Paulo.

Para quem vai de transporte público, a praça fica próxima à estação de metrô Armênia.  As ruas ao redor da praça ficam tomadas por barraquinhas.

Duas das ruas concentram as barracas de roupas, produtos importados da Bolívia e cabeleireiros de rua – sim, tem vários por ali onde os bolivianos fazem os cortes típicos e mantém a aparência tradicional do país. Nas barracas de roupas vemos os ponchos e blusas de lã coloridas, casacos com desenhos de lhamas e outros tipos de artefatos.

A bandeira da Bolívia está presente em várias dessas barracas e é claramente motivo de orgulho para as pessoas dali.

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo

Viva Bolívia! Bandeira do país em barraca da Feira Kantuta

Nas barracas encontramos uma variedade imensa de coisas. Algumas se dedicam aos produtos de beleza e higiene bolivianos, outras vendem cds e dvds de lá e as mais legais são as que oferecem produtos alimentícios (a gente só pensa em comer mesmo!).

Há uma grande variedade de farinhas, grãos, batatas e principalmente milho. Eles tem uns milhos maiores chamados Choclos e tem até o milho negro.

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-graos

Variedade de milhos na Feira Kantuta – São Paulo

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-milho

Milho negro! Feira Kantuta – São Paulo

Nessas barracas você também pode encontrar o refrigerante típico dos Andes, a deliciosa Inca Kola! De um amarelo radioativo a Inca Kola lembra a nossa Tubaína. :)

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-inca-kola

A Inca Kola é um refrigerante típico dos Andes, e tem gosto de tubaína. É vendida na Feira Kantuta.

Outra coisa que nos chamou a atenção foram os docinhos loucamente coloridos que eles vendem. Não compramos nenhum, mas a Fabia disse que lá na Bolívia esses docinhos coloridos estão por toda a parte – alguns são de flocos de arroz, outros pipoca e outros impossíveis de identificar, rs.

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-doces

Doces coloridos da Bolívia – Feira Kantuta

Uma outra rua da Feira Kantuta concentra as barracas de comida, onde você pode saborear os deliciosos pratos típicos bolivianos ou tomar refrescos diferentes.

Antes de almoçar tomamos uma Chicha de Mani, uma bebida leve e refrescante feita de amendoim. É gostosa pois não é muito doce. Também tinha Chicha de Quinoa na mesma barraquinha, que vamos provar da próxima vez que voltarmos lá.

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-chica-de-mani

Chica de Maní, uma bebida boliviana adocicada e muito gostosa! – Feira Kantuta

Depois, fomos almoçar! É difícil escolher pois todas as barracas de comida da Feira Kantuta são grandes e oferecem os mesmos pratos… A variedade é grande, mas como eles usam os nomes originais seguidos de umas fotos, sem descrever o que vai em cada coisa, pode ser difícil decidir.

O fato é que, ao olhar para os pratos das pessoas na mesa, tudo dá água na boca. A melhor coisa a fazer é escolher uma das barracas e pedir pra um garçom olhar as placas com você e te explicar o que vai naqueles pratos que te parecem apetitosos.

Fizemos isso e escolhemos um Lechón, que é um frango assado com batata, batata doce, banana da terra assada e salada. Estava bem gostoso – e os pratos são todos grandes! Eu e a Fabia dividimos e ficamos bem cheias.

Pra beber, pedimos o suco tradicional, Mocochinche. É uma bebida leve de pêssego, feita com especiarias como gengibre, canela e cravo. Dentro do copo vai um pêssego desidratado, que fica com uma cara estranha – mas é muito gostoso, acreditem. Tudo isso aí da foto custou 15 reais. :)  De sobremesa, tomamos um sorvetinho.

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-comida

Que tal saborear um almoço tipicamente boliviano na Feira Kantuta?

Infelizmente nesse dia não teve nenhuma apresentação especial, mas tudo bem que voltar!

feira-kantuta-boliviana-sao-paulo-produtos

Mais produtos bolivianos!


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

feira-kantuta-bolivia-sao-paulo

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo