Belo Horizonte, muito além do pão de queijo
Saborear o já famoso cafezinho com pão de queijo, sozinho ou com amigos, num bar ao final da tarde tornou-se quase uma obrigação de quem visita Belo Horizonte. Sem dúvida um programa simples, mas inesquecível, seja pelo sabor ou pela acolhida, ou mesmo pelos dois, fato é que a cidade sabe cativar quem a visita.
Nesse post vamos falar de Belo Horizonte do ponto de vista de quem nasceu e viveu nessa bela cidade. Dicas de onde ficar, o que fazer e o que comer te esperam!
Onde ficar em Belo Horizonte
Nós já ficamos no Royal Center Hotel. Indicamos, a experiência foi ótima. Está localizado bem no centro da cidade. É um hotel grande, com quartos muito bons e café da manhã delicioso (definitivamente o ponto alto da hospedagem!).
Outras opções de hotéis e hostels bons en BH são:
- Radisson Blu Belo Horizonte Savassi – $$$$
- Belo Horizonte Othon Palace – $$$
- Royal Savassi Express Hotel – $$
- Ibis Budget Belo Horizonte Afonso Pena – $$
- Pousada Vó Celina – $
- Hostel Trem de Minas – $
O que fazer em Belo Horizonte
Com jeito de cidade grande sem perder ares de interior, Belo Horizonte encanta com suas praças. A Praça do Papa, com uma belíssima vista da cidade, se destaca pela paisagem e por ser um lugar de namorar, conversar ou simplesmente se deixar ficar, sentir uma brisa no rosto, e tomar uma água de coco.
Lá eu também adoro devorar um saco de pipoca quentinha, feita na hora, soltar uma pipa, andar de patins ou de skate, passear com o cachorro, deitar na grama, fazer um piquenique…
E não podemos esquecer a Praça da Liberdade, com a belíssima arquitetura dos prédios no entorno, o Palácio da Liberdade, entre palmeiras imperiais, antiga sede do governo mineiro e hoje recebendo visitas do público que pode conhecer suas dependências e um pouco da história de Minas.
Uma dica é fazer a Visita guiada pelas cafeterias de Belo Horizonte, que sai do Memorial Minas Gerais Vale (museu de cultura, arte e história), na Praça da Liberdade, e passa por 4 cafeterias da cidade, com direito a degustação de cafezinho e pão de queijo! Passeio completo.
Em um tour pela Pampulha podemos conhecer a igrejinha projetada por Oscar Niemeyer, o famoso estádio de futebol Mineirão, a lagoa, e um pôr-do-sol deslumbrante em um dos inúmeros bares ou restaurantes de excelente qualidade, que servem desde a típica culinária mineira até pratos internacionais.
Uma dica de restaurante mineiro tradicional por ali é o Xapuri (para padrões de Minas Gerais, onde a comida geralmente é ótima e barata, esse restaurante pode ser considerado um pouco caro. Comparando com preços de São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto, o valor é mediano.
Outro lugar que não pode ser ignorado na sua visita a Belo Horizonte é o Mercado Central: um mercadão bem grande cheio das melhores comidas mineiras pra você levar pra sua casa! Queijos de todos os tipos, doces de leite, goiabadas, bananadas e outros doces tradicionais, cachaças artesanais deliciosas…
Claro, também existem ali as lojinhas de souvenires e presentes mineiros. Tem um pouco de tudo no Mercado Central, é muito difícil sair de lá com pouca coisa. Como é o mercadão da cidade os preços são ótimos. Vale muito mais a pena comprar tudo por ali, do que em outras lojas pela cidade.
Não deixe de experimentar as delícias da Boca do Forno. Suas coxinhas são muito famosas – as melhores coxinhas de Belo Horizonte – e eles também oferecem outros salgados e doces maravilhosos. É uma rede, então existem várias espalhadas pela cidade.
Bares e boates em Belo Horizonte
A noite também é longa pra quem quer aproveitar. Campeã de bares (“já que Minas não tem mar, eu vou pro bar”), Belo Horizonte tem de tudo e pra todos os gostos e bolsos. As ofertas vão desde locais em bairros tradicionais e boêmios como o Santa Tereza, passando por Caiçara, Esplanada, Prado, Serra, Santo Antônio, só pra citar alguns, até o lugar mais sofisticado e efervescente, a Savassi.
Na Savassi podemos encontrar de tudo: bares com musica ao vivo, como o Status Café Cultura e Arte, o Vinnil Cultura Bar, o Alfandega Bar.
Lojas, restaurantes, botecos, cinemas, shopping, galerias de arte, um climinha meio hipster com uma pitada de mineirice, tudo isso em um mesmo lugar, que costumamos chamar de praça, mas se estende por alguns quarteirões, ao som de muitas canções – geralmente nas esquinas mesmo, dentro e fora dos estabelecimentos.
Pois música é mais do que tradição cultural da cidade, é uma espécie de coração que pulsa junto com as bateras, os baixos, as guitarras, e os violões. Para uma boquinha estilo natureba (mas sem perder em sabor!), o Mandala Restaurante segue sendo o mais tradicional da região.
Um belo happy hour se estende por toda a cidade, pois é quase obrigatório um bate papo regado a cervejinha após o trabalho. Quem vem de São Paulo pode estranhar, mas o happy hour em BH começa cedo mesmo, às cinco ou seis horas, bem naquela preguicinha do pôr-do-sol.
Para quem gosta de paquerar temos várias opções, e as baladas começam na sexta só terminando mesmo no domingo.
O Rock Radio Café é um lugar sofisticado e inusitado, numa torre estilo disco voador que oferece vista privilegiada para a Serra do Curral e é geralmente frequentado por garotas bonitas e rapazes bem ao estilo tradicional mineiro. Ou seja: vá bem arrumado, porque em Belo Horizonte o pessoal capricha.
Para quem curte um esquema mais alternativo, BH também oferece boas opções de balada mais baratas do que as encontradas no eixo Rio-São Paulo. A D-Duck e a Velvet Club são atualmente as boates da moda nesse circuito.
Verdade é que Belo Horizonte oferece de tudo um pouco, mas a noite e a gastronomia são pontos altos da cidade. Se você curte gelato italiano, se liga nesse post do blog Foco no Mundo com as melhores gelaterias da cidade. E de babar!
Um ponto baixo é o transporte público. A malha de metrôs é muito pequena, e a de ônibus também não é lá muito satisfatória. Dá pra visitar BH usando o transporte público, claro, mas às vezes pode ser demorado e difícil. Pelo menos por lá os táxis trabalham com um preço bem mais justo do que os de SP e RJ.
Uma atração maravilhosa em BH é a festa de carnaval… Mas fizemos um post inteiro só sobre isso, pra alegria dos foliões. Confira aqui o post sobre o carnaval em Belo Horizonte!
Confira também uma matéria especial sobre o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte.
Por Ana Carolina Ornelas e Maíra Freitas
Leia também o post do blog Foco no Mundo: O que fazer em BH – Minas Gerais.
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo