O que fazer em Belém do Pará – roteiro e dicas

Atualizado em 2023.

Belém, a capital do Pará, nos encantou com seus sabores e sons. Estivemos lá em março de 2016 numa viagem combinada com o Maranhão

Hoje vamos contar para você o que fazer em Belém do Pará – melhor roteiro e todas as dicas. Saiba o que você não pode deixar de ver, fazer e comer na cidade quando visitar! Fizemos um vídeo-guia mostrando a nossa viagem e você pode começar com ele para se inspirar!

Onde ficar em Belém

Tão importante quanto planejar o seu roteiro é escolher uma boa hospedagem, com localização interessante para você aproveitar ao máximo. Felizmente Belém é uma cidade que tem hospedagens muito boas por preços ótimos!

Abaixo listamos alguns hotéis e hostel muito bons na cidade, para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Clicando em cada link você já será redirecionado para a página dos hotéis.

Se quiser ler mais detalhes sobre cada um deles, leia nosso post completo: Onde ficar em Belém – dicas de hotéis.

O que fazer em Belém do Pará

Desde rolês históricos e religiosos, onde você conhece mais sobre as origens da cidade e o famoso Círio de Nazaré, até passeios de aventura e também cheios de cultura. Destaque para o artesanato e comida paraenses – amamos! Então, se você está procurando o que fazer em Belém do Pará, leia esse roteiro e as dicas que viemos te contar para se encantar com a riqueza desse lugar, assim como nós!

Estação das Docas

A Estação das Docas é um dos principais pontos da cidade. O antigo porto fluvial foi reformado no ano 2000 e por isso essa área é nova e muito bonita. Na parte externa você pode ver os antigos guindastes e ficar na beira do Rio Guamá. Na parte de dentro você pode desfrutar de 3 Boulevares: o Gatronômico, das Artes e das Feiras e Exposições.

Pra mim que sou paulistana a parte interna tem cara de galeria/shopping mas toda a arquitetura é muita pitoresca. É ali dentro que você vai tomar a cerveja da amazônia e o melhor sorvete do mundo (vou explicar melhor mais pra baixo, na seção “O que comer e beber”).

Endereço: Av. Castilho Franca, s/n – Campina, Belém

roteiro-belem-para-estacao-das-docas

Estação das Docas vista de noite

Mercado Ver-O-Peso

Ao lado da Estação das Docas está o Mercado Ver-O-Peso, que é uma verdadeira tradição de Belém. Ir para a cidade e não visitar esse local é uma heresia. O mercado é uma feira aberta enorme, dividida em áreas. Se delicie com a área das frutas e castanhas (se der, compre algumas das frutas típicas diferentes… Dependendo da sua origem nunca terá nem ouvido falar de várias, como eu!).

Você também verá os “stands” de alimentação! Você pode pedir sua comida e comer nos balcões ou nas mesinhas que algumas barraquinhas têm. É tradicional comer o peixe com açaí do Ver-O-Peso.

O lugar tem uma cara meio sujona, por isso se você for fresco provavelmente vai ficar com nojinho… Mas os locais afirmam que é tudo limpo e muito fresco! O almoço que comemos lá, um peixe frito (“filhote”) delicioso, foi barato e não deu piriri em ninguém!

roteiro-belem-para-frutas

Muitas frutas, muitas cores no Ver-o-Peso!

Além das áreas de comida no Mercado Ver-O-Peso você também pode visitar a parte de tabacos, roupas e a mais legal de todas: poções, perfumes e fórmulas mágicas!

É isso mesmo, você não entendeu errado. No fundo do mercado você vai ver diversas barraquinhas vendendo misturinhas feitas com folhas e outros produtos naturais. Tem para espantar inveja, viagra natural, para seduzir…

São centenas de produtos para os mais diversos tipos de coisa e nós garantimos que o “Banho de Negócios e Prosperidade” funciona! Nessa última viagem compramos 1 litro e foi o melhor investimento. Você passa essa misturinha em algum lugar da casa/escritório/sua roupa e na hora você fecha algum trabalho! :D

Endereço:  Av. Blvd. Castilhos França, s/n – Cidade Velha, Belém

roteiro-belem-para-ver-o-peso

Difícil é escolher quais dessas feitiçarias levar!

Se você reservar o tour guiado em Belém: passeio de meio dia com visita ao Mercado Ver-o-Peso, você conhece não só esse, que é a maior feira livre da América Latina, como também já aprende com o guia sobre a história da cidade, visitando o complexo Feliz Luzitânia e a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, nesse tour de 4 horas, você vai passar pelo Museu Emílio Goeldi e pelos principais pontos turísticos urbanos da cidade. Clique aqui para saber mais!

Mangal das Garças

O parque naturalístico Mangal das Garças tem 40.000 metros quadrados de extensão e fica também à beira do Rio Guamá. A entrada é gratuita e um ótimo passeio para famílias com crianças. Você vai se sentir no meio de uma reserva mesmo. Poderá apreciar as plantas amazônicas e as garças e outras aves que ficam soltas pelo parque.

roteiro-belem-para-mangal-das-garcas

Mangal das Garças, um símbolo de Belém!

Lá dentro tem um restaurante bem caro, mas muito gostoso. O almoço custa 70 reais por pessoa para comer à vontade e são muitas opções de comidas típicas do Pará. O mirante do rio é um deck bem legal, onde você pode tirar belas fotos. Dá para subir na Torre do Farol para ver o centro de Belém do alto – para isso você tem que pagar o ingresso: R$5,00.

Endereço: Pass. Carneiro Rocha S/N – Bairro Cidade Velha, Belém

roteiro-belem-para-flamingos

Aves soltas no Mangal. Essas daí são os Guarás.

Dica: leia também o post do blog Uma Viagem DiferenteConhecendo as praças e parques de Belém.

Forte do Presépio

Também chamado de Forte do Castelo de Belém, foi construído no século XVII e estava em bom estado de conservação, quando fomos. Você pode entrar e tirar foto com os canhões que ainda estão ali, apontando pro Rio. Lá dentro, existe o Museu do Forte do Presépio mas fomos num domingo e naquela época, infelizmente, esse museu fechava nesse dia. A boa notícia é que, pelo que vimos, hoje em dia ele funciona de terça a domingo, das 9:00 às 17:00.

Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém

roteiro-belem-para-forte-do-presepio

Forte do Presépio – Belém

Casa das Onze Janelas

A Casa das Onze Janelas é um centro cultural onde ocorrem exposições temporárias e atividades artísticas e culturais diversas. Funciona de terça a domingo, das 9:00 às 17:00.

Não conseguimos entrar porque fomos no domingo e, em 2016, ela também não abria nesse dia. Recentemente, lemos que por falta de recursos a Casa das Onze Janelas poderia fechar, mas não temos notícias mais recentes sobre isso. (Se você sabe mais escreva nos comentários para corrigirmos!).

Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Você já deve ter ouvido falar do famosa festa paraense do Círio de Nazaré. É uma das maiores procissões católicas do mundo e acontece na cidade todo ano, no mês de outubro. A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é o destino final da procissão e fica numa praça bonita. Nessa praça você poderá ver a imagem da santa que dá nome à festa. Vale a pena entrar na igreja porque é linda por dentro. A entrada é gratuita.

Endereço: Av. Nazaré, 1300 – Nazaré, Belém

roteiro-belem-para-basilica-nazare

A famosa Basília de Nossa Senhora de Nazaré

Praça da República no domingo

Se você estiver em Belém por algum domingo não deixe de visitar a Praça da República na parte da manhã. Todo domingo é montada uma grande feirinha lá onde você encontrará artesanato, bugiganga e muita comida gostosa!

Fazer um passeio de Barco pelo Rio Guamá

Ah, essa dica é boa! Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Rio Guamá, é muito legal! Nós indicamos a empresa Valeverde Turismo, que tem diversos passeios. Nós fizemos o “Orla ao Entardecer” e foi lindo. Durante o passeio uma pessoa ia explicando mais sobre a história de Belém e sobre os locais por onde passávamos.

E o mais incrível de tudo foi o show de dança tradicional paraense que aconteceu no próprio barco! Foi tão legal que fizemos um post completo só para contar essa experiência, você pode ler aqui: Passeio de Barco em Belém do Pará.

roteiro-belem-para-rio-guama

Por do sol em Belém, no passeio de barco!

Orla de Icoaraci

Icoaraci fica a uns 20km do centro de Belém e é um dos oito distritos da capital paraense. Sua orla é banhada pelo Rio Maguari, na Baía do Guajará, e é um ótimo passeio, principalmente para quem gosta de artesanato. Isso porque, na Orla de Icoaraci, tem a Feira de Artesanato de Paracuri, onde você encontra vários pontos de venda da famosa cerâmica marajoara e tapajônica, cestarias, acessórios feitos com sementes amazônicas, esculturas de argila e outros itens belíssimos. É ótimo para aproveitar e fazer umas compras, porque os preços não são altos.

Feira de Artesanato de Paracuri

Existem também em Icoaraci algumas olarias em que você conhece melhor o trabalho dos ceramistas, podendo entrar em contato com a produção e seus artistas. Nesses locais, os valores das peças costumam ser mais caros, mas é um passeio interessantíssimo e muito rico. Na orla, também há quiosques e restaurantes de frente ao rio para você descansar e aproveitar para saborear um bom peixe!

Dê uma olhada no Tour da Cerâmica Artesanal em Icoaraci, que é uma ótima oportunidade para você já reservar e não deixar de conhecer esse lado de Belém. São 4 horas de muita cultura, com guia e visitação às olarias, além do passeio completo na Orla de Icoaraci.

A Orla de Icoaraci

Espaço Cultural Apoena

Localizado a 6km do Mercado Ver-o-Peso e da Estação das Docas, está o Espaço Cultural Apoena: um centro com várias opções de comida, shows e artes. Ideal para quem quer ver apresentação de carimbó e outros ritmos. Tem comidas e drinks, tudo muito gostoso!

Sem contar que tem uma vibe super boa, espaço de diversidade que recebe muito bem a comunidade LGBT+ e adoramos!  Recomendamos fortemente :)

Energia boa demais no Espaço Cultural Apoena!

Acesse a página do Espaço Cultural Apoena para ficar por dentro das programações semanais.

Endereço: Avenida Duque de Caxias, 450.
Horários de funcionamento: das 11:00 às 15:00 e das 18:00 à 1:00 – terça a sexta / das 11:00 às 3h aos sábados e das 11:00 às 00:00 aos domingos.

E você pode se interessar também pelo nosso post Guia LGBT Belém do Pará, onde detalhamos nossa experiência como um casal de meninas turistando pela cidade e damos várias dicas de rolês bapho!

Ilha dos Papagaios

Esse pequeno pedaço de terra no meio do rio, que é a Ilha dos Papagaios, fica a no máximo 20 minutinhos de barco, saindo de Belém. O povo vai de manhã ou fim de tarde para ver os muuuuitos papagaios e suas revoadas contrastando com a luz do nascer ou pôr do sol. É um passeio interessante e rende fotos bem bonitas!

Tomar chuva

É uma piadinha, claro. Mas você tem que saber que em Belém chove muito, praticamente todos os dias. No verão então, nem se fala… Mas tudo bem, porque lá é bem quente então a chuva não atrapalha.

O que comer e beber em Belém

Verdade seja dita, chegamos no meu item favorito desse post! Em Belém do Pará eu comi e bebi feito uma rainha! Experimentei diversas coisas diferentes e típicas deliciosas, várias delas de deixar saudades… Então anote aí tudo o que eu vou listar para você porque não pode passar por Belém sem comer cada uma dessas coisas pelo menos uma vez.

Peixe com açaí e farinha

Um prato super tradicional do Pará e que você acha por todo canto da cidade… Mas a dica é experimentar esse prato lá no Mercado Ver-o-peso. Para quem não é do norte/nordeste, parece um absurdo comer peixe frito com açaí, né? Nós estamos acostumados a comer o creme de açaí doce, como se fosse um sorvete.

Gente, sinto dizer, mas foram eles lá na parte de cima do Brasil que inventaram de comer açaí desde muuuuuito tempo atrás, então vamos assumir que o jeito deles é o certo, tá? Hahahahaha. Pode comer sem medo porque é MUITO gostoso! No caso desse prato o açaí não é adocicado como estamos acostumados e é mais mole, como um molho. Eu achei delicioso!

roteiro-belem-para-peixe-acai

Quando for a Belém não deixe de comer peixe com açaí!

Tacacá no Tucupi

Esse é outro prato típico da região amazônica e tem uma apresentação bem indígena. Em uma cumbuca vem um ensopado de camarão, goma de mandioca, caldo de tacacá e folha de jambu. A folha de jambu tem uma propriedade diferente: ela adormece a boca. Esse prato é forte, com os sabores marcantes. Eu não gostei tanto, achei salgado demais. Mas adorei ter experimentado, é o tipo de comida que eu nunca tinha visto!

roteiro-belem-para-tacaca-no-tucupi

Tacacá no Tucupi

Suco de cupuaçu

Em Belém você irá se deparar com sucos das mais diversas frutas locais. Bacuri, Buriti, Mangaba… Mas o campeão de audiência é, sem dúvida, o suco de cupuaçu! Meu deus, como é maravilhoso… Que saudade! Nós tomávamos pelo menos 2 por dia, rs.

Amazon Beer

A Cerveja da Amazônia é uma marca de cerveja artesanal lá do norte e no cardápio eles têm várias opções. Eu tomei uma Red Ale que estava muito gostosa! Você encontra as garrafinhas para vender em diversos lugares – inclusive no aeroporto – mas eu gostei muito de tomar o chopp tirado na hora. Para tomar assim, você pode ir no Boulevard Gastronômico da Estação das Docas.

roteiro-belem-para-amazon-beer

Essa dica vai para os cervejeiros de plantão!

Bombons típicos

Você irá encontrar bombons de diversas marcas com recheio de cupuaçu, castanha-do-pará e esses dois juntos – além de outros de frutas/castanhas típicas. Mas vamos contar para vocês a dica de ouro: o melhor bombom que comemos – e mais barato –  é o da farmácia Big Ben! Isso mesmo, essa é uma rede de farmácias que tem muitas filiais em Belém.

Eles tem esses bombons da marca deles, que a princípio parecem simples e não chamam atenção… Ainda bem que um dia eu peguei um para experimentar! São deliciosos e, lááá em 2016, custavam só R$ 1,00/cada. Vocês acreditam que compramos 100 bombons desses para trazer para São Paulo? rsrsrs

Cachaça de jambu

Outra iguaria típica: cachaça com Jambu, aquela folha que adormece a boca. É uma delícia e a sensação muito diferente… O pessoal de lá diz que “treme a língua”, rs. Eles pegam cachaças feitas em Minas Gerais e lá misturam com a folha de Jambu. Algumas marcas fazem invenções muito boas, misturando a tudo isso cupuaçu ou castanha-do-Pará. É também um bom souvenir! :)

Onde comer em Belém

Você já sabe o que precisa experimentar, mas aqui viemos te contar os melhores restaurantes e lugares para comer na capital do Pará! A dica de ouro vai por último, então leia até o final haha

Restaurante Amazônia na Cuia

O Restaurante Amazônia na Cuia serve diversas comidas tradicionais da região em cuias, tipo cumbucas. Você pode escolher entre a porção padrão, de 500g, ou a cuia mini de 250g. Mas também tem o menu degustação nas cuias mistas, em que você experimenta várias delícias de uma vez, e serve de 2 a 5 pessoas. Ou seja, é perfeito para provar comidas típicas, além de ter um ambiente muito charmoso e as comidas serem deliciosas – nós adoramos!

Endereço: Rua Domingos Marreiros, 851
Horário de funcionamento: das 11:00 às 15:00 e das 18:00 às 23:00 – de terça a domingo.

Beto Salomão

Esse é um buffet self-service com comida paraense que vale a pena conhecer. Mas, no Beto Salomão, cada dia também tem pratos de culinárias diversas. No dia em que fomos, era árabe e o valor do quilo em 2023 estava R$135.

Endereço: Travessa Benjamin Constant, 1415.
Horário de funcionamento: das 11:00 às 15:30 – todos os dias.

Restô da Villa

O Restô da Villa fica de frente para a Baía do Guajará, na Orla de Icoaraci. Também tem uma unidade (Prime) no bairro Cruzeiro. Eles servem uma deliciosa comida paraense em um ambiente acolhedor e é bem movimentado à noite também.

Endereço: Travessa Pimenta Bueno, 72.
Horário de funcionamento: das 11:00 às 00:00 – todos os dias.

Sorveteria Cairu – o melhor sorvete do mundo!

Deixei o melhor para o final. Adoro sorvetes e em todos os destinos que vou experimento os sorvetes recomendados. Já tomei diversos gelatos pela Itália e pelo mundo e posso dizer com convicção que o meu favorito é esse, da Sorveteria Cairu!

A Cairu é uma sorveteria tradicional de Belém do Pará que tem várias unidades pela cidade. Você pode tomar essa obra dos deuses no Boulevard Gastronômico da Estação das Docas. Pensa num sorvete com a textura perfeita, o gosto perfeito, o cheiro perfeito… É o sorvete da Cairu!

Difícil mesmo é escolher o sabor. Tomamos vários e os das frutas típicas foram campeões. Para mim nada bate os sabores “tapioca” e “carimbó” (sorvete de castanha com geléia de cupuaçu). 2 bolas custavam R$12,00, em 2016.

Também achei caro à primeira vista, mas as bolas eram enormes e o sorvete vale cada centavo. Eu fiquei tão encantada pela Cairu que até fiz um post completo sobre os seus sorvetes. Você pode ler aqui: O melhor sorvete do mundo está em Belém do Pará.

roteiro-belem-para-sorvete-cairu

O melhor sorvete do mundo está na Sorveteria Cairu, em Belém do Pará!

Quantos dias ficar em Belém

Nós ficamos 3 dias inteiros em Belém do Pará e acho que deu para cobrir os pontos mais importantes. Se quiser ir até a Ilha de Marajó, reserve pelo menos mais dois dias só para isso (nós não fomos para lá por falta de tempo). A locomoção para lá leva um tempo.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem algo a acrescentar ou ficou com dúvidas? Escreva para nós no campo dos comentários! :D


Leia nossos outros posts da série Belém:

Onde ficar em Belém do Pará – dicas de hotéis

Passeio de Barco na Orla do Rio Guamá

Turistas LGBTs em Belém do Pará

O melhor sorvete do mundo está em Belém do Pará

roteiro-belem-para-completo

Gabi se sentindo a dona do mundo no Forte do Presépio! O centro de Belém do Pará ao fundo.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

roteiro-belem-para-pinterest