Ayutthaya: roteiro e dicas para visitar em um dia

Fundada em 1350, a cidade histórica de Ayutthaya, antiga capital do Sião, era uma das maiores e mais importantes de sua época, com localização estratégica e muita importância mercantil. Ela é muito conhecida pela genialidade tanto em seu planejamento urbano, quanto na arquitetura.

No século XVIII, a cidade foi invadida e destruída por birmaneses que, antes da declaração de independência dos tailandeses, assimilaram parte de sua cultura nas construções de Ayutthaya. Hoje, as relíquias e mosteiros gigantescos da cidade histórica podem ser visitados.

Ayutthaya, que é patrimônio mundial da UNESCO, fica a 80km de Bangkok e vale a pena fazer um bate e volta para conhecer, ou até mesmo passar a noite lá. Para você saber como é a pronúncia, o nome da cidade se fala “Aiútaiá”.

O templo de Wat Mahathat

Leia também: O que fazer em Bangkok na Tailândia – roteiro, dicas e passeios.

Como chegar em Ayutthaya

Uma ótima sugestão é fazer a excursão de um dia para Ayutthaya, com guia que fala português e traslado de ida e volta para Bangkok inclusos. Esse passeio é bem completo, um bate e volta com visita nos principais templos de Ayutthaya.

A grande vantagem do tour é não ter a preocupação de deslocamentos pela caótica Bangkok pra achar seu caminho até Ayutthaya. Outro ponto positivo é poder contar com as explicações completas de um guia que conhece bem o local. Mas se você preferir ter a liberdade de locomoção e aproveitar Ayutthaya no seu tempo, pode ir de carro, ônibus ou trem.

Já comentamos em outros posts que alugar carro na Tailândia pode ser complicado, pois eles dirigem na mão inglesa. Então, se não for acostumado, evite. Recomendamos que dê preferência aos passeios privados ou transporte coletivo.

Existe a opção de ir de van ou de ônibus, saindo do Terminal Mo Chit, em Bangkok. Os transportes passam com uma certa regularidade, a cada 30 minutos.

Dá também pra ir de trem, partindo da estação central de Hua Lamphong. Nesse caso, o preço da passagem varia muito conforme a classe escolhida. Apesar de a segunda classe ter lugar marcado e ar condicionado, pode ser uma experiência muito legal e bem mais em conta optar pela terceira classe.

Vale ressaltar que esta não é uma viagem exatamente rápida, demorando em torno de 1h30. Portanto, programe-se para chegar na central cedo e, ao chegar, informe-se sobre os horários do trem para a volta.

 

Row of Buddha statues at the ancient citadel of Ayutthaya near Bangkok in Thailand,

Como se locomover em Ayutthaya

Se você escolheu ir até a cidade histórica através de tour particular, não precisa se preocupar com o transporte interno, porque estará seguindo o roteiro do passeio que contratou. Mas, caso tenha optado por ir por conta própria, é bom se programar para gastar com algum meio de transporte dentro da cidade, porque não recomendamos se deslocar a pé. Mesmo que você seja bem fitness, vai gastar muito tempo andando de um templo a outro.

Então, ao chegar em Ayutthaya, você pode se locomover através de tuk tuk ou pode alugar uma moto ou bicicleta. Caso opte por um tuk tuk, não esqueça de barganhar o preço e ver se o motorista é cadastrado. Dependendo da temperatura, e se você não souber pilotar uma moto ou andar de bike, esta pode ser a opção mais agradável.

Qual moeda levar para Ayutthaya

Na Tailândia, a moeda utilizada é o Baht e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.

Quantos dias ficar em Ayutthaya

A maioria das pessoas visita Ayutthaya em um único dia e é possível aproveitar bem a cidade histórica nesse tempo. Mas se quiser ficar mais por lá, você pode se hospedar em hotéis ou hostels.

Onde ficar em Ayutthaya

Listamos algumas opções bacanas de acomodação, se você está procurando onde ficar em Ayutthaya. Nossas recomendações são baseadas nas notas de avaliações do Booking.com, na localização e, claro, no custo-benefício da estadia. Tem hospedagem para todos os estilos de viajantes e bolsos, dá uma olhada:

Veja também onde ficar em Bangkok (Tailândia): dicas de hotéis e hostels.

Estupa (ou Chedi) e Prang – o que são

Durante sua viagem à Tailândia, você sempre irá se deparar com algumas estruturas budistas presentes em quase todos os templos. Então achamos interessante te explicar um pouco sobre as estupas e prangs:

Estupa

Estupa (“stupa” é monte em Sânscrito) é uma importante forma de arquitetura budista, apesar de ser anterior ao Budismo. É geralmente considerada um monumento sepulcral, um local de enterro ou um receptáculo para objetos religiosos.

Em sua forma mais simples, a estupa é um montículo de terra para sepultamento revestido com pedra. No budismo, as estupas primitivas continham porções das cinzas de Buda e, como resultado, a estupa começou a ser associada ao corpo de Buda. Acrescentar as cinzas de Buda ao monte de terra o ativava com a energia do próprio Buda.

Prang

Prang é um tipo de torre que tem o topo como um cone e geralmente são construções decoradas ostensivamente. Costumavam fazer parte de templos hindus e budistas durante o Império Khmer (802-1431). Depois foram adaptadas pelos budistas tailandeses, principalmente durante os reinos Ayutthaya e Rattanakosin, aparecendo somente nos templos mais importantes.

Parque Histórico de Ayutthaya

O Parque Histórico de Ayutthaya reúne complexos de templos e outras construções importantes. Fazem parte da cidade histórica:

  • Wat Chaiwatthanaram
  • Wat Kasatrathiraj
  • Wat Kudi Dao
  • Wat Lokayasutharam
  • Wat Mahathat
  • Wat Phanan Choeng
  • Wiharn Phra Mongkhon Bopit
  • Wat Phra Ram
  • Wat Phra Sri Sanphet
  • Wat Ratchaburana, Ayutthaya
  • Wat Yai Chai Mongkhon
  • Phra Chedi Suriyothai
  • Ayutthaya Historical Study Centre
  • Japanese village (Vila Japonesa)
  • Baan Hollanda (Vila Holandes)
  • Wat Phu Khao Thong
  • Elephant camp

Wat Phanan Choeng

Começamos nossa visita pelo Wat Phanan Choeng, um templo budista muito popular entre os tailandeses. Foi construído em 1324, 26 anos antes que a cidade de Ayutthaya fosse oficialmente fundada.

Na foto abaixo, à esquerda, você vê o Luang Pho Tho, que significa Grande Pai reverenciado, que é uma enorme escultura dourada de buda de 19m de altura e 14 de largura.

Em outra sala há duas esculturas de Buda em ouro maciço (foto da direita). Esse templo está aberto a visitação todos os dias, das 7 da manhã às 10 da noite.

Nos templos há vários gongos como esse. Você deve tocar suavemente 3 vezes para trazer sorte e prosperidade.

Wat Chai Wattanaram

O Wat Chai Wattanaram teve sua construção em 1630 pelo rei Prasat Thong, que quis homenagear sua mãe. A tradução do seu nome é “Templo do reinado longo e era gloriosa”. Ele foi construído como uma réplica do Templo Angkor (no Camboja).

Um dos locais mais visitados em Ayutthaya, Wat Chaiwattanaram fica às margens do Rio Chao Phraya e sua estrutura consiste em um prang enorme no centro, com prangs menores em volta, simbolizando o Monte Sumeru (Montanha dos Deuses, de acordo com a crença hindu). A iluminação à noite deixa o templo ainda mais bonito.

Quando Ayutthaya foi invadida pelos birmaneses, vários templos foram saqueados e com o Wat Chaiwattanaram não foi diferente. Seus tijolos foram roubados e esculturas de buda foram decapitadas. O templo começou a ser restaurado pelos tailandeses apenas em 1987.

Wat Mahathat

O Wat Mahathat fica no centro da antiga cidade de Ayutthaya e é considerado um dos templos mais antigos, tendo sido possivelmente construído pelo Rei Boromaraja I (1370-88).

Era um templo da realeza da cidade e um dos mais significativos, por ter abrigado uma relíquia sagrada de Buda. Então, várias cerimônias reais aconteciam lá, mas quando Ayutthaya foi invadida, Wat Mahathat foi incendiado e abandonado.

O que restou do templo foram pagodas (torres budistas) octogonais, o salão real, templos menores, murais abaixo da árvore Bodhi e a famosa cabeça de Buda localizada nas raízes de árvores.

Entrada: 50 bahts

A famosa cabeça de buda entre as raízes

Wat Phra Si Sanphet

Em 1491, Wat Phra Si Sanphet ficava dentro do Grand Palace de Ayutthaya, que era onde os reis moravam, e funcionava como a Capela Real. Com o tempo, tornou-se um mosteiro e, depois, virou um templo. Já foi o maior templo da cidade e cada uma das três principais estupas restauradas contêm cinzas de reis de Ayutthaya.

Esse templo não só tem grande importância histórica, como também é considerado um centro espiritual dos tailandeses há bastante tempo. Por ficar dentro do perímetro do Palácio Real, nenhum monge pode morar no Wat Phra Sri Sanphet.

A imagem de Buda nesse templo possui 16 metros de altura e sua superfície era coberta por 143kg de puro ouro. Mas os birmaneses derreteram esse ouro quando invadiram Ayutthaya… Ainda assim, os resquícios já mostram como o país era luxuoso.

No centro do templo, tem três pagodas em plataformas retangulares, que eram consideradas as bases das casas Reais de Ayutthaya. Hoje em dia, a construção é simbólica para a cidade antiga.

Entrada: 20 bahts.

Wat Yai Chai Mongkol

Fila de Budas no Wat Yai Chai Mongkhon

Wat Lokayasutharam

Aqui é onde está a maior estátua de buda reclinada de Ayutthaya, com 8 metros de altura e 37m de comprimento. O prang localizado no centro é o que continua em melhores condições hoje em dia, tendo as outras estruturas se deteriorado com o passar do tempo.

Várias pessoas vão até Wat Lokayasutharam com flores e incenso para oferecer suas orações.

Entrada: 50 Bahts

Wat Phu Khao Thong

O templo Wat Phu Khao Thong fica um pouco mais longe e pra ir pra lá recomendamos fazer um passeio de meio dia – não vale a pena ir sozinho sem alguém pra explicar tudo. Lá tem um pagoda de 90m de altura e uma vista de Ayutthaya incrível.

O interessante é que essa construção tem dois estilos de arquitetura: um na base, feito pelos invasores birmaneses, que não tiveram tempo de terminar a torre e fugiram; e a parte de cima no estilo thai, feita depois da declaração de independência, em 1584.

Onde comer em Ayutthaya – Baan Ayutthayarome

Nossa dica de lugar para comer em Ayutthaya é o Baan Ayutthayarome, um restaurante muito tradicional e delicioso, que, segundo nosso guia, serve os pratos como eram servidos para a realeza, em belas porcelanas decoradas.

Nele, você encontra incríveis vistas para o rio Chao Phraya (que passa lá também) e o belo templo Wat Kasattrathirat Worawihan. Nossos pratos estavam deliciosos, recomendamos!

No passado, esse prato da direita só era servido para a realeza. Ainda bem que agora podemos comer, pois é maravilhoso. Esses biscoitinhos de arroz muito crocantes e o molho saboroso.

Olhe o tamanho dos camarões! Você vai ver que na Tailândia, camarão é coisa séria rs Esses vegetais verdes à esquerda se chamam Morning Glory e também são bem tradicionais.

O endereço do Baan Ayutthayarome é: 1 1, Tambon Ban Pom, Amphoe Phra Nakhon Si Ayutthaya.

As delícias do Baan Ayutthayarome

Mapa: roteiro de um dia em Ayutthaya, na Tailândia

Colocamos no mapa abaixo todos os pontos mencionados nesse post, para facilitar a sua viagem!

Fizemos essa viagem a convite do TAT (Tourism Authority of Thailand). Todas as informações desse post refletem a nossa opinião sincera! Visite o site Turismo da Tailândia para mais informações sobre o país.

Leia todos os posts da categoria Tailândia

– O que fazer em Bangkok na Tailândia – roteiro, dicas e passeios

– Onde ficar em Bangkok: dicas de hospedagens para todos os bolsos

– Elefantes na Tailândia: onde ver e santuários éticos para visitar

– Dicas práticas da Tailândia: tudo o que você precisa saber para visitar o país