Aprendizado e muitas trocas no Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2018

No dia 05 de junho de 2018 rolou em São Paulo o Fórum de Turismo LGBT no Brasil 2018. Foi a segunda edição do evento que durou o dia todo e aconteceu no hotel Macksoud Plaza, bem no coração da cidade. Nós participamos e vamos contar para vocês como foi.

O Fórum de Turismo LGBT é um evento anual realizado pela Revista ViaG. Segundo o site oficial do evento, a idéia é “através de palestras, cases de sucesso e profissionais de entidades orientar os agentes de viagem, hotéis e prestadores de serviço da cadeia turística para oferecer serviços qualificados e atendimento adequado para receber o turista LGBT.”

forum-de-turismo-lgbt-do-brasil-2018-iglta

A primeira palestra contou com Clark Massoud, vice-preisdente da IGLTA, Ezra Geld da J.W. Thompson Brasil e Clóvis Casemiro, coordenador da IGLTA no Brasil

Leia também: Melhores países para LGBTs morarem

Mesa sobre preferências de viagem das lésbicas

Vou começar puxando a sardinha pro meu lado sapatão e falando da segunda mesa do evento, sobre “Preferências de Viagem das Lésbicas”. Eu tive a honra de ser convidada para participar dessa mesa e enriquecer o debate com a nossa experiência de blogueiras de viagem lésbicas.

A mesa contou comigo, Marjorie Pinichetti da Planeta Brasil Incoming e foi mediada pela Velma Gregório da revista ViaG. Durante meia hora discutimos um pouco sobre os distintos perfis de lésbicas viajantes e principalmente como sentimos falta de nos vermos representadas em campanhas e produtos de viagem LGBT.

Explicamos para os agentes de turismo que é fundamental compreender o público lésbico como um consumidor de turismo com grande potencial. É urgente começar a investir em propagandas e identidades visuais que coloquem as lésbicas em foco. Enquanto todos os produtos ditos LGBT só mostrarem o estereotipo do homem gay, as lésbicas nunca consumirão tais produtos. É preciso ampliar de fato a diversidade no turismo LGBT.

forum-de-turismo-lgbt-do-brasil-2018-palestra-lésbicas-blog-estrangeira-gabi-torrezani

Vai, sapatão! :D

A Marjorie trouxe dados muito interessantes de pesquisas americanas sobre os perfis de lésbicas viajantes e descobrimos que 79% das lésbicas preferem um tipo de viagem que combine descanso, lazer, cultura e praia. Fica a dica!

Eu falei um pouco da nossa experiência e o que buscam as nossas leitoras, tentei explicar que somos muito diversas dentro da comunidade lésbica. Também trouxe dados sobre o Girlie Circuit, o maior festival lésbico da Europa que rola todo ano em Barcelona.

Concordamos que as empresas devem trabalhar mais com influenciadoras lésbicas e bissexuais, já que na hora de fazer campanhas parece que só os blogueiros e instagramers gays homens são levados em consideração. Eu e Fabia estamos de braços abertos para isso! ;)

Achei o debate muito rico e fiquei honrada de participar! Agora é aguardar os agentes turísticos e operadores se mexerem para dialogar mais com as lésbicas. E lembrem-se: a diversidade vem de dentro para fora! É contratando mais gays, lésbicas, bissexuais e transexuais que poderão mudar o mindset, criar produtos efetivos e triunfar.

forum-de-turismo-lgbt-do-brasil-2018-gabi-torrezani-entrevista

Depois da palestra dei entrevista para a ViaG

Programa do Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2018

Passamos o dia assistindo a palestras e workshops interessantíssimos e nos intervalos pudemos conversar e fazer muito networking. É animador ver a quantidade de agentes de turismo interessados no mercado LGBT, perguntando, querendo aprender e implementar a diversidade nas suas empresas e produtos.

Palestras

palestrantes-forum-de-turismo-lgbt-do-brasil

Foto do site oficial: Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2018

Todas as palestras foram muito boas, não podemos negar que aprendemos demais. Logo na primeira tivemos a honra de ver a apresentação de Clark Massad, vice-presidente da IGLTA em uma mesa mediada pelo querido Clóvis Casemiro (IGLTA Brasil).

Passamos pelos temas de Famílias LGBTs nos turismo, viagens das lésbicas, grandes eventos LGBTs e fechamos com a cereja do bolo: uma palestra incrível de Reinaldo Bulgarelli sobre Empresas e Direitos LGBTs.

Destaco um conceito que ele apresentou, com o qual eu concordo muito: a postura de uma empresa falar “tanto faz se você é gay, somos todos pessoas” é muito mais negativa do que positiva. Não é tanto faz. Faz diferença sim se você é gay, de onde você veio, sua identidade de gênero, idade, se é ou não portador de deficiencia, sua raça… enfim, todos os seus marcadores identitários. Valorizar essas características e não apagá-las é o caminho para construir a verdadeira diversidade empresarial.

Workshops

programacao-forum-turismo-lgbt-2018

Foto do site oficial: Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2018

Durante os workshops pudemos conhecer destinos e cases de sucesso muito interessantes que trabalham com a comunidade LGBT. Deu uma vontade danada de viajar e explorar tudo! Do já super tradicional destino Fort Lauderdale à novidade Peru LGBT, podemos ver que o mundo está abrindo as portas para a diversidade.

Networking e festa de encerramento

Além de todo o conhecimento gerado nas palestras e workshop uma das coisas mais interessante desse tipo de evento é o Networking. Pudemos conhecer diversos operadores turísticos, agências e representantes de destinos interessados em trabalhar conosco e aprofundar o foco no segmento de turismo LGBT. Um almoço muito gostoso foi oferecido pelo Visit Portugal (quem mais ama comida portuguesa levanta a mão!).

Alguns outros blogueiros estavam presentes no evento como os nossos super amigos Rafa Leick do Viaja Bi! e o Fabio Pastorello do Viagens Cinematográficas. Os dois são gays e falam de turismo LGBT em seus blogs e são aqueles amigos que sempre nos dão força para continuar. Conhecemos também o Fabio Allves, do Chicken or Pasta?

Ao fim do evento, no terraço do hotel rolou uma super divertida festa de encerramento, com comes, bebes, música e uma performance maravilhosa da drag queen Cher. Nos divertimos de montão!

forum-de-turismo-lgbt-do-brasil-2018-blogs-cher

Viaja Bi!, Estrangeira, Viagens Cinematográficas e a Cher na festa de encerramento!

Patrocinadores

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2018 é um evento realizado pela revista ViaG com o apoio da IGLTA, Aviesp, Visite São Paulo, ABAV, B4TComm e Associação Brasileira de Resorts.

Leia todos os nossos posts da Categoria: LGBT

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo