Quantas Espanhas existem na Espanha?

A diversidade e multiplicidade do território espanhol

Em comparação com o tamanho do Brasil, a Espanha pode parecer pequena. Mas dentro dos seus 506.000 km2 existe uma enorme diversidade de gente, costumes, idiomas, comidas, paisagens, arquiteturas, modos de pensar e de ser. Quantas Espanhas existem na Espanha?

Com uma história de milênios, o Reino Espanhol apresenta uma riqueza cultural imensa. O país é dividido politicamente em 17 comunidades autônomas, que possuem bastante autonomia governamental, respondendo ao governo central. Em cada uma delas é possível explorar as capitais, cidades dos mais variados tamanhos, até os pueblos, pequenas vilas que podem chegar a ter apenas uma rua com poucos moradores que estão ali há gerações.

Talvez você pense que em um país com a área menor que a do estado de Minas Gerais, todo mundo fale a mesma língua. Mas, não! Existem 4 idiomas oficiais na Espanha, sem contar a enorme diversidade de sotaques para quem fala o Castellano (o espanhol “original”).

Mallorca, Cadaqués, Frias e Riano

O galego, o catalão e o curioso basco são idiomas cooficiais do país, falados em diversas regiões e ensinados nas escolas de suas comunidades autônomas. Quem já teve a oportunidade de viver na Espanha, como eu, tem bem clara a diferença das culturas desses povos que convivem no mesmo país e estão sob a mesma bandeira vermelha e amarela, embora nem sempre a convivência entre todos esses espanhóis seja totalmente tranquila.

O país é tão diverso e interessante, que planejar uma viagem para lá pode ser uma tarefa difícil. Morei em Barcelona por 4 anos, tive a oportunidade de viajar por muitos cantos e ainda assim sinto que faltou bastante coisa.

Roteiros pela Espanha

É possível planejar uma viagem passando pelas cidades mais turísticas e emblemáticas, como Madrid, Barcelona e Sevilha. Mas também é uma excelente ideia uma viagem focada em arquitetura, para ver as cidades medievais preservadas como Toledo, as grandes construções do antigo império otomano como a fabulosa Alhambra, em Granada, ou as obras de arte arquitetônicas mais malucas e únicas do modernismo catalão de Gaudí, em Barcelona.

Os trilheiros e amantes da natureza podem percorrer o famoso Caminho de Santiago a pé ou de bicicleta, numa experiência única em solo espanhol, até chegar na bela cidade Santiago de Compostela. Os amantes de arte podem percorrer itinerários explorando locais que inspiraram Picasso, Miró, Pau Casals e Gaudí, um passeio chamado a Paisagem dos Gênios.

A Espanha de Goya, Almodóvar, Dalí, Cervantes, Velázquez, Jaume Plensa e tantos outros gênios, é uma Espanha de efervescência cultural e artística. Museus e centros culturais não faltam, dos mais diferentes segmentos e especialidades. O Museo del Prado (Madrid), o Guggenheim (Bilbao) e o Teatro-Museo Dalí (Figueres) merecem uma visita. Estes e tantos outros museus expõem obras espanholas e internacionais de artistas de diversos movimentos e épocas históricas.

Obra no festival Llum BCN, Museu Guggenheim e Museu Dalí em Figueres

Se você gosta de praia, o país é banhado pelo famoso Mar Mediterrâneo, pelo nosso já conhecido oceano Atlântico e pelo Mar Cantábrico, lá no norte. Mas caso prefira montanha, não faltam opções para fugir da loucura da cidade ou até esquiar em montanhas mais altas como os Pirineus ou Sierra Nevada.

Para os religiosos, a Espanha é um prato cheio. Segundo o site de censo Stadista, há 22.993 paróquias, 712 monastérios, 87 catedrais e 639 santuários católicos no país. Por outro lado, os progressistas e ativistas das mais diversas áreas também são muito bem vindos e ativos na Espanha. Para quem acompanha esse blog, sabe muito bem que é um dos melhores países para LGBTs – turistas e moradores. No país há leis muito importantes nas conquistas dos direitos LGBTs e existem festas do orgulho espalhadas pelos quatro cantos. A Pride Madrid e Pride Barcelona são momentos de festa e reivindicação de direitos que incluem toda a população da cidade, não apenas as pessoas LGBTQIA+.

Pride-Barcelona-LGTB-Parada 4

Toda a cidade celebrando o amor!

Sabores e cores

Para falar de culinária espanhola eu precisaria abrir um site inteiro só sobre esse tema. Quase todo mundo já ouviu falar dos pratos típicos mais famosos, como a Paella ou a Sangría. Mas, para começar, existem diferentes tipos de Paella: de frutos do mar, de animais de montanha, mistas, vegetarianas – e a briga entre os povos para saber quem faz a melhor paella é centenária.

Muito além desse prato, na Espanha você pode se deliciar nos frutos do mar e peixes, na famosa culinária saudável do Mediterrâneo, ou se acabar num prato croquetas – um bolinho frito à base de molho bechamel maravilhoso. E o jamón? Um ícone espanhol! Junto dele, uma série de embutidos únicos que você só encontra na Espanha, como o fuet, o chorizo ou a morcilla, que podem te trazer momentos de muito prazer quando acompanhados por um bom vinho espanhol, uma taça de cava ou um copo de vermut.

Delícias espanholas para todos os gostos

Os queijos também são excelentes. São mais de 150 tipos! Lembramos com carinho do queijo manchego, produzido com leite de ovelha Manchega. Outra dica imperdível é a tradicional “tortilla de patatas”, uma omelete a base de batata e ovo, que pode levar outros ingredientes dependendo da receita de cada família. E ai de você se criticar uma tortilla, porque a receita tradicional de cada avó deve ser respeitada a todo custo!

Cada pessoa que visita a Espanha sai com uma cidade favorita, que sente que a representa. A minha é Barcelona, que eu humildemente considero não só a mais legal do país, mas a mais legal do mundo! Barcelona tem a ver comigo, é planejada e muito progressista ao mesmo tempo, respira arte, juventude, tem praia, tem montanha, tem tanta comida boa e tem o sotaque catalão pelas vielas medievais e suas novas vias só para pedestres.

Mas eu tenho certeza que você também tem uma cidade espanhola te esperando, que vai tocar o seu coração e sussurrar no seu ouvido coisas que só você vai entender – seja lá qual for o idioma! Por onde você quer começar?  ¡Venga, adelante!

Se você gosta da Espanha ou está planejando uma viagem pelo país, temos mais de 140 posts sobre o país aqui no blog e muitos vídeos no nosso canal do YouTube