O que fazer em Brighton, no sul da Inglaterra – roteiro e dicas
Brighton é uma charmosa cidade de praia no sul da Inglaterra, a apenas 90 km de Londres. Passamos dois dias lá para comemorar nosso aniversário de casamento e amamos. Aqui contamos as dicas e roteiros sobre o que fazer em Brighton.
A cidade traz uma mistura muito interessante de praia, edifícios históricos incríveis, bela arquitetura e uma vida noturna super agitada. É também conhecida como a paraíso LGBT do Reino Unido!
Nós fomos no mês de outubro, que já não é tão quente e ainda pegamos 2 dias chuvosos, então não deu para desfrutar da cidade como faríamos num dia quente de verão com céu azul. Mas ainda assim gostamos de conhecer Brighton.
Abaixo você pode conferir nossas dicas de como chegar em Brighton, onde ficar hospedado por lá e todos os passeios imperdíveis na cidade. :)
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra. Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Como chegar em Brighton
Brighton está relativamente perto de Londres e apesar de muita gente fazer um bate-volta, recomendamos dormir pelo menos uma noite na cidade. O bate-volta fica corrido e não dá para aproveitar tudo com calma.
A melhor maneira de chegar em Brighton saindo de Londres é, na nossa opinião, de trem. Trens de diversas empresas saem da estação London Victoria e levam em média 1h20 até Brighton. Em 2019 pagamos 37£ pelo bilhete combinado de ida e volta.
Fica a nossa dica para encontrar as melhores passagens: na última viagem que fizemos pra Europa, em 2024, compramos todas as nossas passagens de trens com dois meses de antecedência através da Omio – uma buscadora de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa, Canadá e Estados Unidos. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhete
Outra opção legal para quem está viajando pela Inglaterra é comprar o BritRail Pass, um passe no qual você pode fazer viagens de trem dentro do período escolhido pelo passe (vale mais a pena para trechos grandes onde as passagens individuais são mais caras, mas se você já estiver com o passe na mão, pode usar para ir até Brighton).
Leia aqui nosso post completo sobre o BritRail Pass.
Também dá para ir de carro alugado. Te dá bastante flexibilidade e se você estiver em família ou grupo grande sairá bem mais barato que o trem. A dica é alugar pela RentCars, um site que compara preços das locadoras e te diz o mais barato.
Clique aqui para comparar preços e alugar carro com a RentCars. Mas lembre-se que por lá se dirige na mão inglesa, viu?
No mapa abaixo você pode ver a rota de carro para ir de Londres até Brighton. Os 90km são percorridos em mais ou menos 1h40, dependendo do seu ponto de saída da capital. Há um pedágio que custa 12£.
Dinheiro – Qual moeda levar para Brighton
Em todo o território do Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra. A melhor pedida para câmbio em Libra é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.
É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Libra nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em praticamente qualquer caixa eletrônico no Reino Unido! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.
A boa notícia é que no Reino Unido, a grande maioria dos bancos não cobra taxa de saque nos caixas eletrônicos e não tem limite de valor para saque diário. De todos os grandes bancos, apenas o HSBC cobra tarifa se você sacar menos de 300 libras em um dia. Mas outros grandes nomes, como Barclays, Allpoint e Citibank, que possuem vários caixas eletrônicos em todo o Reino Unido, não vão cobrar taxas para saque.
Atenção para máquinas particulares, que cobram e caro! Então basta prestar atenção se o caixa eletrônico que você está utilizando tem o nome e logo do banco, além de que geralmente te avisam que será taxado, dando tempo de você cancelar a operação antes de terminar o saque.
Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Onde ficar em Brighton
Antes de falar sobre o que fazer em Brighton é importantíssimo planejar a hospedagem. Tem que ser bem localizada, com boas instalações e com um preço que caiba no seu bolso, né?
Nós ficamos 2 noites no MARAVILHOSO Hotel Pelirocco e recomendamos demais. Foi facilmente um dos hotéis mais legais onde já nos hospedamos, considerando toda a nossa experiência de viajantes profissionais pelo mundo. 4 estrelas, nota 9,0.
O Hotel Pelirocco é um hotel boutique super bem localizado, na frente da famosa torre British Airways i360. Com temática hipster inspirada na cultura pop, tem 19 suítes temáticas. Funcionários super simpáticos e café da manhã delicioso.
Clique aqui para ver mais fotos, preços, disponibilidade e fazer sua reserva no Hotel Pelirocco.
Para te dar mais opções, selecionamos abaixo outras 6 opções de hospedagens muito boas em Brighton. Tem para todos os estilos de viajantes e orçamentos. Clicando em cada link você pode ver mais detalhes e fazer sua reserva!
- Jurys Inn Brighton Waterfront – 4 estrelas – nota 8.9 – $$$$
- Mercure Brighton Seafront Hotel – 4 estrelas – nota 7.9 – $$$
- Queens Hotel & Spa – 3 estrelas – nota 8.1 – $$$
- Brittany Studio Hotel – 2 estrelas – nota 8.5 – $$
- The Queensbury Hotel – 2 estrelas – nota 8.0 – $$
- Brighton Youth Hostel – nota 7.0 – $
Leia mais detalhes sobre cada um desses locais no post: Onde ficar em Brighton – dicas de hospedagem.
O que fazer em Brighton
Vamos agora ao que realmente interessa, o roteiro de Brighton. Abaixo listamos os passeios imperdíveis na cidade! Se você ficar 2 dias por lá conseguirá fazer tudo com calma. Prepare a câmera porque tem muito lugar bonito!
No fim do post há um mapa com todos os locais citados. :)
British Airways i360
Um dos ícones modernos de Brighton, essa torre de 162 metros que parece um disco voador é uma atração obrigatória. A experiência de “voar” na British Airways i360 e ver Brighton de cima te renderá belas fotos faça sol ou chuva (como aconteceu conosco).
O ingresso para a subida custa 16,50£ se comprado antes pela internet, aqui no site oficial ou 19£ comprando diretamente na bilheteria. Vale a pena comprar antes, especialmente se for alta temporada ou fim de semana, para garantir seu lugar.
Cada ingresso dá direito a uma subida e descida que dura 25 minutos. A cápsula 360 graus toda envidraçada permite que você veja Brighton de cima de todos os ângulos. Em dias claros dá até para ver Beachy Head que está a 35 km!
Antes de embarcar, você irá passar pela segurança e raio-x. Dentro da capsula há um bar onde você pode comprar drinks ou bebidas quentes (por um preço bem salgadinho). Na saída, passará por uma lojinha com vários souvenirs fofos.
West Pier e West Pier Arches
Hoje em dia resta apenas parte da estrutura do West Pier que um dia foi importante na cidade. Fica bem na frente da I360 e é a edificação mais fotografada de Brighton. Ali estão também o West Pier Arches, uma série de lojinhas que são uma graça, construídas embaixo do calçadão (você pode ver na foto acima).
Nessa área também está a Upside Down House, como o nome diz, uma curiosa casa de ponta cabeça. No chão da praça tem uma espécie de arco-íris no chão.
Royal Pavillion
O Royal Pavillion é o palácio real mais diferente que já visitamos na Europa – e com certeza um dos mais bonitos. Ele surpreende pelo seu estilo diferentão e excêntrico e vale cada centavo.
O ingresso sai por 15£, e é tranquilo de comprar lá na hora, mesmo.
Por fora, o palácio tem arquitetura indiana. Por dentro, toda a decoração e objetos tem inspiração chinesa. Prepare-se para ver salões suntuosos, muito ouro, pedras e detalhes minuciosos. Os lustres em forma de flor de lótus eram MARAVILHOSOS.
Na visita você pode circular livremente por todos os cômodos que estão reformadinhos e conservados como era na época do rei George IV, que construiu o Royal Pavillion em Brighton. Infelizmente não pode fazer nenhuma foto lá dentro. Há uma cafeteria no local.
Ao redor do Royal Pavillion estão os jardins reais, que você pode visitar gratuitamente. Se estiver um dia bonito de sol, dá até para fazer uma pausa para descansar ali ou piquenique.
Brighton Museum & Art Gallery
Em frente ao Royal Pavillion está o Brighton Museum & Art Gallery, o museu mais importante da cidade. A entrada custa 6£. Se você pegar um dia chuvoso (como nós) entrar nesse museu é uma boa pedida.
O museu reúne de tudo um pouco contando a história e mostrando a arte de Brighton. Há uma boa coleção fixa e algumas exposições temporárias. Em outubro de 2019 pudemos ver a exposição Transology, sobre história e cultura trans/queer.
Píer de Brighton
Outro cartão postal da cidade é o charmosinho Píer de Brighton, uma grande plataforma que adentra no mar e abriga diversos quiosques de comida, uma sala de jogos de azar e videogames e um parque de diversões.
Já pensou dar uma volta na montanha-russa que fica literalmente dentro do mar? Você pode fazer isso na Turbo Coaster! O Pier é tão popular que mesmo num dia de chuva a galera estava nos brinquedos do parque e jogando nas máquinas.
Praia de Brighton
Estrangeiras, na Inglaterra tem praia? Tem sim senhor! Se você estiver planejando uma viagem para Brighton nos meses de verão (julho e agosto) separe um tempinho para curtir a praia da cidade.
A orla é comprida, uma única praia pega Brighton todinha. A faixa de “areia” é de pedras e é larga. Em alta temporada os quiosques, bares e restaurantes à beira-mar bombam.
Não é a praia mais linda do mundo, é verdade, e nós brasileiros que não estamos acostumados com praias de pedra podemos estranhar. Mas é uma opção para pegar sol e curtir o verão inglês.
Bondinho Volks Eletric Railway
Se quiser passear pela orla de Brighton e região em um bondinho histórico de 135 anos pegue o Volks Eletric Railway. A estação de saída está ao lado do Píer de Brighton.
O bilhete de ida e volta custa 4,90£ para adultos e 3£ para crianças de até 15 anos. Os horários variam dependendo da época do ano e o bonde não funciona no inverno. Veja detalhes atualizados no site: Volks Eletric Railway.
Compras em Brighton
Várias áreas e ruas cheias de lojinhas charmosas vão te entreter enquanto caminha por Brighton. A gente pirou na loja do Whittard porque amamos chás. E lá tem vários maravilhosos e eles ainda deixam várias chaleiras com chás diversos para os clientes provarem. Tem chocolates e outros docinhos, tudo fofo.
A Brighton Lanes é uma área história e cheia de vielinhas curvas onde a gente pode ser perder por lojas de antiguidades a butiques modernas. Não deixe de passar na Choccywoccydoodah, uma loja de chocolates com uma vitrine e decoração bem legais e claro, com chocolate delícia. Eles servem um chocolate quente de babar.
Outra dica é o pub Crickters Arms, lindo, com decoração Vitoriana, perfeito para suas fotos no instagram. É o pub mais antigo de Brighton, fundado no ano de 1547, e um dos seus frequentadores famosos foi Jack, O Estripador. Dizem que ele planejava seus crimes no The Greene Room, a sala no andar superior. Sinistro. O endereço é 15 Black Lion Street.
Para os modernex de plantão, a North Lane é uma mistura de kitsch, funky e étnico.
Vida noturna LGBT
Brighton é conhecida como uma das cidades mais gay-friendly de toda a Europa e não é a toa. A oferta de bares, baladas e eventos LGBTs na cidade é bem legal.
Se você é LGBT vai adorar a noite de Brighton. Se você é uma pessoa heterosexual/cisgênero que curte uma cena alternativa e não tem preconceitos, também será super bem vindo!
Tem rolê pra todo tipo: bar, boate grande, bar musical, karaokês… Fizemos um post completo só falando disso, você pode ler aqui: Brighton LGBT – rolês em uma das cidades mais gay-friendly da Inglaterra.
Mapa – O que fazer em Brighton
Tem mais dicas sobre o que fazer em Brighton? Deixe nos comentários! :)
Fizemos essa viagem em parceria com o Visit Britain e Visit Brighton. Agradecemos o convite! Todas as opiniões expressas nesse post são verdadeiras e refletem nossa experiência. Você pode ler mais sobre as políticas do blog na aba Sobre do menu.
Outros posts que podem te interessar:
– Onde ficar em Brighton: dicas de hotéis e hostels
– Brighton LGBT: rolês em uma das cidades mais gay-friendly da Inglaterra
– O que fazer em Londres – o guia completo
– Dicas de hotéis bons e baratos em Londres
– O que fazer em Bristol – Inglaterra
– O que fazer em Manchester – Inglaterra
– Categoria completa: Inglaterra
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo