A password will be e-mailed to you.

7 dicas para evitar furtos e golpes na Europa

Uma das piores coisas que pode te acontecer em uma viagem internacional é te roubarem ou furtarem seus bens. Ficar sem o celular, a carteira e principalmente sem os documentos é uma grande dor de cabeça.

Muita gente viaja para a Europa e acaba relaxando um pouco, porque normalmente os destinos europeus são bem seguros. Mas isso não significa que furtos não ocorram, especialmente em cidades muito turísticas.

Nós moramos em Barcelona e vemos que, ultimamente, está aumentando muito a quantidade de furtos a turistas – e moradores! – em pontos turísticos muito lotados e metrôs. Não queremos que isso aconteça com você, por isso escrevemos esse post! Aprenda aqui a evitar furtos e golpes na Europa!

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

furtos-golpes-paris

Amamos Paris, mas já fomos furtadas lá 🙁

Dicas para te ajudar a viajar com segurança na Europa e evitar furtos e golpes

1. Não deixe o celular e carteira em locais de fácil acesso

Com isso eu quero dizer bolsos de trás da calça e partes externas das mochilas e bolsas. Quando você leva uma mochila nas costas em um lugar muito lotado, é fácil para o ladrão abrir o zíper e levar suas coisas sem que você se dê conta.

2. Fique atento em pontos turísticos lotados

Quanto mais gente, mais fácil é alguém te roubar. Os pontos turísticos mais importantes das cidades européias recebem milhares de pessoas cada dia. Você está lá, encantado com a beleza do monumento, tirando fotos e selfies, e de repente percebe que sua carteira sumiu.

Nunca deixe a bolsa no chão ou encostada em algum canto enquanto você tira foto, mesmo que você esteja bem perto. Os ladrões são ninja!

Sagrada Familia Barcelona

A Sagrada Família é incrível, mas é um dos pontos turísticos mais lotados de Barcelona e, por isso, podem ocorrer furtos

3. Atenção no metrô

Aqui em Barcelona o mais novo método de furto é o seguinte: os ladrões esperam o sinal do fechamento de portas do trem tocar, nesse segundo eles puxam o celular da sua mão e saem correndo. A porta fecha e você não tem o que fazer.

Isso acontece em uma fração de segundo. No geral os metrôs são seguros para utilizar o celular ou Kindle, eu mesma uso sempre. Mas fique mais atento, especialmente se você estiver encostado perto da porta.

Além disso, tome cuidado com bolsas e mochilas. Em 2016 nos roubaram em Paris no metrô, os caras eram tao rápidos que nós nem sabemos como foi possível! Eles abriram a bolsa de 4 pessoas, pegaram as carteiras, tiraram o dinheiro e devolveram as carteiras nas bolsas! E ninguém percebeu.

4. Cuidado com pessoas te oferecendo coisas nas ruas

Um golpe que acontece bastante é: você está na rua, em algum local movimentado, e chega alguém te oferecendo algo. Pode ser ir a um show, um restaurante, uma festa, assinar algum papel. Sempre desconfie.

É claro que às vezes realmente pode ser um promotor querendo te falar sobre um produto ou local, mas acontece bastante de ser algum golpe ou maneira de te distrair enquanto você está lá conversando.

É comum que alguém chegue pedindo para você assinar uma petição para alguma causa. Você assina e logo depois ela diz que você é obrigado a contribuir com a causa, já que assinou, e te cobra no mínimo 5 euros.

É muito chato porque mesmo que você se recuse, muitas vezes eles ficam te perseguindo pela cidade até ceder e pagar.

5. Não aceite quando te oferecem tirar uma foto

Outro golpe: próximo a um monumento turístico alguém chega e pregunta se você quer ajuda, que pode pegar seu celular e tirar uma foto sua. Se você está viajando sozinho, essa proposta pode ser tentadora, porque sabemos como é difícil tirar fotos boas só com selfie.

Mas não aceite! A pessoa pode sair correndo com o seu celular ou disfarçadamente trocar por outro quebrado e levar o seu que está bom.

6. Não deixe o taxista te enrolar

Esse é um golpe que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, com qualquer pessoa. Mas vale a pena mencionar. Muitas vezes um taxista percebe que você não conhece a cidade e por isso fica dando voltas a mais. Resultado: um valor enorme para pagar.

A nossa dica é utilizar aplicativos como o MyTaxy, Cabify, Uber, 99Taxi… Porque aí você tem acesso ao GPS, o próprio app ja te diz qual é o camino mais curto e a chance de você ser enrolado é muito menor.

7. Não permita que coloquem pulseirinhas em você

Já vimos acontecer bastante Europa afora: uma pessoa te aborda, oferece uma pulseira feita à mão; mesmo que você recuse, ela diz que não custa nada e coloca no seu pulso. Mas logo, claro, ela começa a cobrar um valor.

Você pode ficar sem graça ou acuado e acabar pagando. Para prevenir basta ser duro e não deixar que coloquem nada em você, de maneira alguma.

E se eu for roubado, o que devo fazer?

Se você for roubado, considere ir a uma delegacia local e fazer a denuncia. Se o roubo é de um bem como celular ou dinheiro, dificilmente você conseguirá reaver. Mas se documentos estiverem envolvidos, muitas vezes a polícia fica atenta e acha os documentos por aí.

Se levam seu passaporte você está com um problema serio, é urgente fazer a denuncia e procurar o consulado ou embaixada brasileira mais próxima para perguntar o que fazer e entrar com pedido de emissão de passaporte de urgência.

Não fique chateado e tente respirar fundo para que isso não atrapalhe a sua viagem. Muita gente sofre golpes na Europa, mantenha a cabeça fria para seguir em frente!

Barcelona-Parque-Guell-vista

Turistar é uma delícia!!! Tente relaxar em caso de imprevistos e fazer o melhor possível para aproveitar o destino.

Nossa experiência morando em Barcelona

Achamos Barcelona uma cidade muito segura. Esse foi um dos principais motivos para escolhermos morar aqui. Esses furtos e pequenos golpes acontecem, é claro, mas não é uma cidade violenta.

Nunca ouvimos casos de assaltos à mão armada, gente ameaçando com faca ou armas, golpes envolvendo violência física. Ainda bem!

De qualquer forma, é importante estar atento com todo os pontos que ja mencionamos! Fizemos um video contando melhor nossa experiência, também falando de furtos que aconteceram com amigos aqui recentemente… Aperta play!

Você já foi roubado ou levou golpes na Europa? Ou conhece alguém que passou por isso? Compartilhe conosco nos comentários!

Outros posts que podem te interessar:

– Dicas de 6 hostels bons e baratos em Paris

– Hotéis em Castelos na França: hospedagens incríveis

– Dicas para evitar filas em Barcelona

– Roteiro completo de 6 dias em Paris

– Roteiro completo de 3 dias em Lisboa

– Dicas para evitar golpes na China

– Categoria: Espanha

– Categoria: França

– Categoria: Portugal


Dicas-para-evitar-furtos-golpes-na-europa

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!