10 curiosidades sobre Bristol, na Inglaterra
Bristol, na Inglaterra, é uma charmosa cidade ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Por lá você encontrará muitos graffitis, prédios históricos e museus… Mas durante nossa visita descobrimos alguns fatos curiosos de Bristol que vão te surpreender!
Reunimos nesse post 10 fatos curiosos sobre a cidade, que está a apenas 2 horas de trem de Londres e vale a pena ser visitada. Confira abaixo!
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
1 – Bristol é a cidade de A Fuga das Galinhas
Se você tem mais ou menos a minha idade, provavelmente já assistiu (e amou!) o desenho animado A Fuga das Galinhas! A história das galinhas que organizam uma fuga para escapar do destino cruel de virar torta nasceu em Bristol!
Os estúdios de animação Aardman Animation são da cidade e as pessoas daqui tem muito orgulho disso! Além da A Fuga das Galinhas outro filme famoso desse estúdio é Wallace & Gromit.
Os personagens dos desenhos são símbolos da cidade e uma vez por ano a ONG The Great Appeal faz uma trilha com muitas esculturas pela cidade para arrecadar fundos para o Hospital Infantil de Bristol. Milhões de pessoas exploram as ruas da cidade procurando todas as estátuas!
Leia também: O que fazer em Bristol – Roteiro e Dicas
2 – Bristol tem seu próprio dinheiro
Além da Libra britânica tradicional, que é aceita em todos os estabelecimentos, em Bristol também existe o “Bristol Pound“, uma moeda especial criada por pequenos comerciantes para fomentar o comércio local.
As notas tem marcas d’água para comprovar que são verdadeiras e são aceitas em apenas uma parte dos estabelecimentos da cidade.
3 – Bristol tinha seu próprio horário
Antigamente Bristol tinha uma zona horária própria, diferente da hora de Londres. Os relógios de Bristol estavam sempre oito minutos atrasados em relação aos da capital inglesa.
Mas, quando a estação de trem foi construída, isso começou a causar a maior confusão com os horários de chegada e saída dos trens. Por isso, nessa época eles unificaram a zona horária com a de Londres.
Mas até hoje há um relógio no antigo prédio do Corn Exchange, no comecinho da rua Corn Street, que tem dois ponteiros de minutos: um para indicar a hora da Inglaterra e outro, a antiga hora local de Bristol.
4 – Um pub com pele humana na porta
O pub mais antigo da cidade se chama The Hatchet Inn, existe desde o ano 1600 (!) e o endereço é 27 Frogmore St.
Há uma lenda urbana que diz que a textura na porta do pub se deve ao fato de ter sido construída utilizando pele humana… É só uma lenda urbana, já sabemos que não é verdade, mas a história macabra continua sendo passada de geração em geração.
5 – Banksy nasceu em Bristol
Quando a gente diz que Bristol é uma das capitais mundiais da street art, não estamos de brincadeira. Banksy, um dos maiores street artists do mundo, nasceu e cresceu na cidade!
Pelas ruas de Bristol você pode encontrar diversas obras de Bansky nos muros. Nesse link poderá conferir a rota de todas as obras: Banksy Walking Tour.
E não tem só obra do Bansky não! Tem coisas incríveis de muitos artistas do mundo todo, inclusive seus mentores e inspirações da primeira geração de artistas de rua.
6 – Bristol sedia o maior festival de street art da Europa
Todo ano rola em Bristol o Upfest, um dos festivais mais legais que já visitei! É o maior festival de street art da Europa e durante 3 dias centenas de artistas selecionados fazem suas artes ao vivo nos muros e painéis da cidade.
O Upfest se concentra na área sul da cidade e em 2018 rolou de 27 a 29 de julho. Para conferir as datas do próximo, veja o site oficial: Upfest – Official Website.
O tema desse ano eram Os Simpsons, então alguns artistas convidados fizeram painéis inspirados na série. Mas os artistas tem total liberdade de criação e foi incrível ver a diversidade de técnicas e estilos. Foi minha parte favorita da viagem, tirei mais de 300 fotos! :D
7 – Inventores dos ovos de páscoa
Os primeiros ovos de chocolate da história foram feitos em Bristol no ano de 1795, em uma chocolateria do centro da cidade chamada J. S. Fry & Sons Limited.
Nesse mesmo ano os donos da chocolateria patentearam os ovos de páscoa que logo viraram um fenômeno mundial.
8 – Barba Negra era de Bristol
A lenda diz que o famoso pirata Barba Negra nasceu em Bristol e por isso é um símbolo do imaginário popular. Pela cidade você encontrará graffitis, souvenirs e até esculturas relacionadas ao pirata.
9 – Bristol é a cidade do Massive Attack – e de muitas outras bandas!
Além de ser conhecida pela cena de graffiti/street art, Bristol também tem a fama de ser uma das capitais musicais da Inglaterra. Muitas bandas surgiram na cidade, uma das mais famosas é o Massive Attack.
Mas também são de lá Portishead, The Eagles e muuuitas outras bandas e artistas (sério, são muitos, veja a lista completa aqui). Fui em uma exposição muito legal no museu M-Shed sobre a história da música em Bristol. Indico!
10 – História louca da ponte mais famosa de Bristol
A famosa Clifton Suspension Bridge, um dos principais pontos turísticos da cidade, tem uma história muito interessante, quem me contou foi a Veronica do blog Vero4Travel.
Um nobre rico tinha o sonho de construir essa ponte. E deixou 1.000 libras de herança para construí-la. Na época era bastante dinheiro, mas não o suficiente. Então ele deixou as instruções de investirem o dinheiro até se transformar em 8 mil libras para que então fosse possível tornar seu sonho realidade.
Quando chegou nesse valor, foram olhar o projeto dele e perceberam que sairia ainda mais caro. Então o governo da cidade se apoderou da missão e abriu um concurso para o design da ponte – o prêmio para o vencedor seriam as 8 mil libras e o governo construiria a ponte por sua conta. E assim foi feito!
Qual moeda levar para Bristol
No Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!
Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Já foi para Bristol? Deixe seu relato nos comentários!
Essa viagem fez parte do PressTrip “I travel for Culture / Fun – Bristol & Manchester Cool Cities” organizado pelo VisitBritain.com
Leia nossos outros posts sobre Bristol:
– O que fazer em Bristol: roteiro e dicas
– Onde ficar em Bristol: dicas de hotéis e hostels
– Onde comer em Bristol: dicas de restaurantes
– Review: Mercure Bristol Grand Hotel
– Bristol LGBT: opções gay-friendly na cidade
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo