ZZgJ9GRzsJQ

Litoral de Pernambuco e Alagoas – Roteiro de 8 dias

Atualizado em 2023.

Em junho de 2018, fizemos uma viagem de carro de 8 dias percorrendo o litoral de Pernambuco e Alagoas – e foi maravilhoso! As praias dessa região, conhecida como Costa dos Corais, são paradisíacas: areia branca, muitos coqueiros e mar verdinho.

Nesse post vamos detalhar o roteiro de 8 dias pelo litoral de Pernambuco e Alagoas, para te ajudar a planejar sua viagem. Passamos por Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Maceió.

o-que-fazer-em-maceio-Praia-do-gunga-coqueiro

Paradisíaco!

Litoral de Pernambuco e Alagoas de carro

Fizemos essa viagem com carro alugado e recomendamos que você faça o mesmo. Infelizmente, a rede de transporte público entre as cidades nem sempre é boa.

Alugamos carro na Movida pela RentCars e conseguimos um preço ótimo, custava R$100,00 por diária quando fomos (mais barato do que reservando direto no balcão).

A RentCars é um buscador que reúne as melhores locadoras do Brasil e te diz qual é o preço mais baixo para o destino e datas da sua pesquisa. É ótimo! Clique aqui para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro com a RentCars.

o-que-fazer-em-Porto-de-Galinhas-alugar-carro

O carro que foi nosso fiel companheiro!

No total, foram 200 km percorridos, 2 tanques completos de gasolina e muita estrada bonita! As estradas estavam boas quando fomos. Com alguns buracos às vezes, mas nada horrível. E tem trechos urbanos com bastante lombada.

Para todos os trechos usamos o GPS do Google Maps que funcionou muito bem! Fizemos muitas paradas para tirar fotos e explorar pequenas praias no caminho. Essa é a vantagem de estar de carro: flexibilidade total!

Leia também: Top 10 melhores praias de Pernambuco – paraísos brasileiros

Roteiro da viagem pelo Litoral de Pernambuco e Alagoas

Dia 0: Saída de São Paulo

Fomos de avião, saindo do Aeroporto de Guarulhos e chegando no Aeroporto Internacional de Recife. Lá mesmo, pegamos o carro na Movida, que já estava reservado pela RentCars.

Pegamos 40 minutos de estrada até Porto de Galinhas. Chegamos na Residência Medina Pousada & Aparts por volta das 19h00 – já estava escuro porque no nordeste amanhece e escurece muito cedo! Aproveitamos para visitar o centrinho da cidade e jantar por ali.

Leia aqui o review completo: Avaliação Residência Medina Pousada & Aparts.

Dias 1 e 2: Porto de Galinhas

No período da manhã, fomos para as piscinas naturais e, à tarde, aproveitamos as praias do litoral norte. No segundo dia, visitamos as praias do litoral sul e outras praias da região. Às noites, explorávamos o centrinho.

Para saber todos os detalhes, você pode acessar o nosso post completo: O que fazer em Porto de Galinhas: Roteiro e dicas.

o-que-fazer-em-Porto-de-Galinhas-piscinas-naturais-2

Vendo de perto a riqueza da vida marinha

Dia 3: Praia dos Carneiros

De manhã cedo, saímos de Porto de Galinhas em direção à Praia dos Carneiros. Passamos o dia todo lá e AMAMOS, foi nossa praia favorita de toda a viagem. Um paraíso na Terra! Vale a pena reservar um dia completo para relaxar nessa praia.

praia-dos-carneiros-igrejinha-capela-de-sao-benedito

Igrejinha: o cartão postal da Praia dos Carneiros

Você pode ler nosso post completo aqui: Praia dos Carneiros – a praia mais bonita do Brasil. No fim do mesmo dia, pegamos a estrada para Maragogi e, em 2 horas, chegamos no Maragá Beach Hostel.

Leia também: Onde ficar em Maragogi: dicas de pousadas e hostels.

Dias 4 e 5: Maragogi

Maragogi é uma graça de cidade, com praias lindas e bem menos lotada do que Porto de Galinhas. Muita gente faz um bate e volta pra lá em algumas horas, mas nós recomendamos que você durma pelo menos uma noite! Vale a pena!

Nós fizemos o passeio das piscinas naturais (galés e taocas) e também fomos explorar outras praias da região. Você pode ler o post completo aqui: O que fazer em Maragogi: roteiro e dicas.

Maragogi-piscinas-naturais

As piscinas naturais de Maragogi parecem coisa de outro mundo!

Dia 6: Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres

Saimos cedo de Maragogi e pegamos a estrada de apenas 15 minutos em direção a Japaratinga. É uma praia mais longa, bem bonita e calma, tinha pouca gente por lá.

Depois de mais 9km de estrada, chegamos na balsa de Porto de Pedras, para cruzar o rio. Ali tem um farol com uma bela vista. Seguimos para a famosa São Miguel dos Milagres. Chegamos lá ao meio-dia e passamos a tarde nessa praia bem tranquila.

Sao-Miguel-dos-Milagres-Alagoas-mar

Leia aqui com mais detalhes o post completo sobre esse trecho: Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

No fim da tarde, pegamos a estrada em direção a Maceió. Chegamos à noite no hotel Mercure Maceió Pajuçara.

Dias 7 e 8: Maceió

Maceió mistura o clima de praias lindas com cidade grande. É um pouco diferente dos locais que visitamos nos dias anteriores.

Além de explorar as praias da cidade, fomos visitar também a lindíssima Praia do Gunga, com seu coqueiral imenso! Você pode ler o post completo aqui: O que fazer em Maceió: roteiro e dicas.

o-que-fazer-em-maceio-Praia-do-gunga-mirante-coqueiro

Praia do Gunga, linda!

No fim do oitavo dia, fomos ao Aeroporto Internacional de Maceió, onde pegamos o vôo de volta para São Paulo.

Você pode perceber que o roteiro da viagem para o Litoral de Pernambuco e Alagoas em si durou 8 dias, mais inseri o dia 0 para sair de São Paulo. Tenha o deslocamento da cidade de origem em mente na hora de planejar sua viagem!

Achamos que faltou inserir mais uns 2 ou 3 dias para visitar Recife e Olinda. Infelizmente, não tínhamos tanto tempo disponível para a viagem e, por isso, optamos em focar na Costa dos Corais.

peixes-taocas-gales-piscinas-naturais-maragogi

Leia também: Viagens zen no Brasil – dicas de hotéis de yoga e spas holísticos

Quanto custou fazer essa viagem?

No fim das contas, essa viagem de 8 dias foi menos cara do que estávamos imaginando! Fizemos posts detalhados, abrindo todos os gastos que tivemos em cada cidade e você pode acessar cada um abaixo, para ter uma ideia:

Você também já fez essa viagem pelo litoral de Pernambuco e Alagoas e quer adicionar algo, ou tem alguma dúvida? Deixe para nós no campo dos comentários

Mapa com a rota da viagem

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!