Cb5eRkXcnRI

Como é passar o ano novo em Barcelona

Na virada do ano de 2018 para 2019 vivemos a experiência de passar o ano novo em Barcelona, cidade onde moramos há quase 3 anos mas que ainda não tínhamos passado o reveillon aqui! Nesse post vamos contar como é, onde ver os fogos e quais são as tradições de ano novo em Barcelona!

Para ver o vídeo clica ai em cima na imagem  :)

Muitos brasileiros vem passar o ano novo em Barcelona e estranham um pouco por que aqui é inverno em dezembro. Não faz um frio desesperador, mas as temperaturas à noite podem baixar então é importante estar bem agasalhado. Leia nosso post completo: Barcelona no inverno: temperaturas, que roupa usar e o que fazer!

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Leia também: Guia completo da viagem para Barcelona

Ano novo em Barcelona: onde ver os fogos

Essa é a pergunta mais frequente, já que a maioria das pessoas tem o costume de ver os fogos de artifício que marcam a virada do ano. Aqui em Barcelona o espetáculo acontece em frente ao Museu Nacional de Arte da Catalunya, na Plaça Espanya.

Na virada para 2019 o espetáculo durou 25 minutos e começou antes da meia-noite com uma primeira fase de luzes e fogos que saíam das Fontes Mágicas. Durante a contagem regressiva para a virada, a tradição de comer 12 uvas nos 12 segundos finais e então os fogos de artifício começam.

Imagine comer 12 uvas, muito rápido, nas doze badaladas do relógio que fazem a contagem regressiva do ano novo. É uma loucura, todo mundo leva seu cacho de uvas para a área dos fogos de artifício e começa a enfiar as 12 na boca, uma por segundo.

Eu engasguei, fiquei toda babada, dei risada no meio. Por um lado achei divertido, por outro achei ruim essa correria e não prestar atenção na contagem regressiva, deu aquela sensação de que eu não senti a mágica do ano chegando, sabe?

ano-novo-em-barcelona-uvas

Os fogos são bonitos, acontecem em sincronia com músicas, o que faz a experiência ser bem lúdica. Eu gostei bastante do show de fogos! Mas é muito importante saber que o pessoal daqui não é tão animado quanto os brasileiros, então não fique decepcionado se você não ver a galera gritando, pulando e se abraçando feito louco na virada, ok?

Leia também: 5 hostels bons e baratos em Barcelona

Para aproveitar os fogos de ano novo em Barcelona na Plaça Espanya é preciso se planejar para chegar com antecedência e pegar um lugar bom. Fica MUITO cheio. Em 2019 foram 100 mil pessoas! É tudo grátis, não se cobra entrada para estar ali na área dos fogos, mas se você chegar em cima da hora vai ficar lá atrás na muvuca sem conseguir ver e ouvir muita coisa.

O metrô Plaça Espanya (linhas vermelha L1 e verde L3) sai bem no meio da área onde as pessoas assistem aos fogos, mas no dia 31/12 ele funciona até às 22h00, porque se não seria impossível coordenar tanta gente. Se você estiver hospedado longe dessa região, planeje-se para pegar o metrô cedo ou até fazer uma parte do trajeto até lá andando!

ano-novo-em-barcelona-plaza-espana

Leia também: Os melhores bairros para se hospedar em Barcelona

Quando os fogos acabam, as pessoas começam a sair freneticamente do local, fiquei com medo de ser arrastada pela multidão. Mas deu tudo certo! Depois de uns 20 minutos o metrô voltou a funcionar.

Apesar de ser um show bem bonito, eu pessoalmente fiquei um pouco incomodada com a quantidade de pessoas amontoadas. Como moramos perto deixamos para chegar 40 minutos antes e ficamos meio longe, não deu pra ter uma visão super privilegiada. Mas eu também não toparia ficar horas esperando no frio, então é uma questão de encarar o perrengue mesmo.

Para ver os fogos de um hotel

Uma ideia para ver os fogos com conforto, num lugar quentinho e sem muvuca é se hospedar num hotel bem ali na Plaza España. O Catalonia Barcelona Plaza. tem posicionamento perfeito, bem de frente para o local dos fogos. Você estará um pouco mais afastado, mas muito confortável. Veja essa foto aqui em cima. O hotel é esse edifício à esquerda.

Outra opção é o B Hotel. Ele fica um pouco mais lateral, mas do terraço, onde tem uma piscina, dá para ter uma vista boa dos fogos.

Ano novo em Barcelona: festas de Réveillon

Outra opção que muitos turistas procuram no ano novo em Barcelona é ir para alguma festa privada. Essas festas não são baratas (as mais baratas 35 euros), mas se faz o seu estilo saiba que é preciso se planejar com antecedência e comprar os ingressos.

Algumas dessas festas rolam em restaurantes com terraços (essas incluem uma ceia completa), outras em bares ou boates mesmo. A dica é você começar a pesquisar ainda em Novembro para garantir seu lugar. Não vou colocar links aqui porque cada ano as festas mudam, mas digite no google “Fiestas Nochevieja en Barcelona” e com certeza já encontrará algumas.

É muito importante destacar que, por mais que seja um dia mega festivo, nem todos os bares e boates abrem depois da virada do ano. Nós ficamos um pouco decepcionados porque queríamos ir beber e comemorar em algum bar, mas na região do Poble Sec onde estávamos, os bares fecharam bem cedo.

Nas regiões mais turísticas como o bairro gay (Gayxample), o bairro gótico e as Ramblas há mais chances de ter bares e boates funcionando no ano novo.

Leia também: Melhores lugares para passar o ano novo

Tradições de ano novo em Barcelona

Como as tradições de ano novo são diferentes em cada cultura, decidimos contar aqui quais são as simpatias que o povo faz em Barcelona. Como é frio não tem essa de pular sete ondas!

Já contei lá em cima sobre as 12 uvas nos últimos 12 segundos. Agora contarei as outras.

Leia também: 6 shows de flamenco incríveis em Barcelona

Outra simpatia é colocar um anel ou outro objeto de ouro na taça de champanhe para tomar à meia-noite, mas esse eu não fiz porque não tenho nenhum objeto de ouro, rs.

Por causa do frio, a galera não vai toda de branco para a virada – isso foi o que mais me chocou no meu primeiro revéillon europeu. Mas o lance é usar roupa brilhante, com lantejoulas e acessórios prateados ou dourados.

Os locais também usam roupa de baixo vermelha para dar sorte – não está diretamente relacionado ao amor e paixão como conhecemos no Brasil, mas como eu prefiro não desafiar as tradições, fui de calcinha vermelha sim!

Eu gostei de passar o ano novo em Barcelona, mas a verdade é que eu acho muito melhor a virada no Brasil do que em qualquer lugar da Europa. Fico com essa sensação de que o povo não é tão animado e não tem tanta esperança pro ano que está chegando. Em 2018 fui pra Londres e tive uma experiência diferente, em um barco. Você pode ler aqui: Como é passar o ano novo em Londres.

Onde ficar em Barcelona

E para fechar esse post, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 6 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! ;)

Já passou o ano novo em Barcelona e tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

Outros posts sobre Barcelona que podem te interessar:

– Guia completo da viagem para Barcelona

– Quanto custa viajar para Barcelona – gastos detalhados

– Dicas para evitar fila em 8 atrações de Barcelona

– Onde ficar em Barcelona: dicas de bairros e hotéis

– Montserrat: o bate-volta de Barcelona mais incrível

– Categoria completa: Barcelona

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!